domingo, 4 de agosto de 2019

Iluminação LED interactiva para escadas com Arduino


Quem gostar de iluminação LED a acompanhar as escadas vai gostar ainda mais deste projecto, que faz com que a luz siga a pessoa enquanto sobe ou desce as escadas.

Não faltam projectos que aplicam LEDs nas escadas e colocam sensores nas extremidades para detectar quando uma pessoa vai subir ou descer, e acendem a luz - ou até fazem efeitos - em conformidade. No entanto, este projecto de iluminação interactiva nas escadas leva a ideia a um outro nível, aplicando no corrimão sensores (IR) que detectam exactamente em que sítio a pessoa está, e por isso permite que a luz acompanhe a pessoa, mesmo que ela pare a meio das escadas ou mude de ideias e inverta o sentido.

Tal como está, a única coisa que me parece que deveria ser mudada é o processamento dos sensores, que actualmente fazem a "média" das detecções e que por isso não conseguem lidar com duas pessoas a utilizarem as escadas em sentidos opostos (quando estiver um em cada ponta, a fita LED iria iluminar o degrau no meio das escadas, em vez das secções respectivas). Mas isso é algo que se pode mudar com uma pequena alteração no código.

De resto, está uma excelente ideia, que é de fácil implementação, bastante económica e que produz um efeito espectacular.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails