segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Google Assistant vai reconhecer rosto de múltiplos utilizadores


Depois de reconhecer a voz de diferentes utilizadores, a Google prepara-se para dar ao Google Assistant a capacidade de reconhecer os seus rostos.

A Google é uma das poucas empresas que está a prestar atenção ao facto da maioria das pessoas não morar sozinha em casa, e de prever que mais pessoas queiram também utilizar os dispositivos inteligentes como o Google Home e outros que venham a surgir. O reconhecimento de voz já permite que, quando uma pessoa pergunta pelos eventos marcados para o dia, possa receber uma resposta em função do seu calendário e não do calendário de outra pessoa; mas a Google está já a preparar que isso possa ser feito até sem voz, através do reconhecimento facial Face Match para múltiplos utilizadores.

A funcionalidade será destinada a dispositivos inteligentes com Google Assistant (sendo no entanto de prever que eventualmente possa ser aplicado também a smartphones e tablets, por exemplo), e permitirá que algo como um Smart Display possa apresentar informação adequada no ecrã para a pessoa que estiver a olhar para ele, ou dispensando a necessidade de criar perfis personalizados de voz.

Este sistema não ficará preso a nenhum dispositivo específico, pelo que toda a gama de dispositivos com Google Assistant espalhados pela casa (e associados à mesma conta) terão acesso a este reconhecimento facial, passando a saber "quem é quem". Resta agora ponderar os potenciais benefícios com as inevitáveis questões de privacidade que tal sistema levanta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails