quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Smartians quer automatizar os produtos físicos


Temos visto cada vez mais opções para tornar as casas inteligentes à custa de módulos digitais e produtos que podem ser controlados virtualmente mas, o que fazer quando há algo físico que tem que ser feito? Os módulos da Smartians querem ser a solução para esse problema.

Hoje em dia é extremamente simples ligar/apagar uma luz a partir de uma app, ou até fazer com que o televisor se ligue e comece a mostrar um vídeo do YouTube. No entanto, as coisas tornam-se bastante mais complicadas quando aquilo que se quer fazer seja "carregar num botão" físico, ou "rodar" algo, ou qualquer uma das muitas coisas que fazemos manualmente sem pensar... mas que não são compatíveis com comandos digitais.

É para tratar disso que surgiram estes Smartians, que querem fazer a ponte dos comandos digitais para os objectos já existentes no mundo real.

O módulo base consiste numa base de fixação na qual se encaixa um módulo actuador com um pequeno motor. Neste, podemos encaixar diversos adaptadores em função da acção pretendida: empurrar, deslizar, rodar, etc. E assim, abre-se todo um novo mundo de possibilidades para se automatizarem equipamentos que só podem ser controlados fisicamente. Os exemplos apresentados dão-nos uma ideia das suas capacidades, mas cada caso seria um caso que teria que ser equacionado individualmente, pois nem sempre o mundo real será tão "compatível" quanto seria desejável.


Ainda assim... se isto pudesse chegar ao mercado com preços ao estilo dos Sonoff... não tenho dúvidas de que iria haver muita gente interessada nisto. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails