quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Sensores Xiaomi Aqara de baixo custo para a casa

Estamos novamente na altura ideal para quem quiser dar uma dose extra de inteligência à sua casa sem gastar uma fortuna, com nova selecção de sensores e actuadores da família Xiaomi Aqara.

Para quem ainda não está familiarizado com esta gama de produtos Xiaomi Aqara, trata-se de uma das formas mais simples e económicas de entrar no mundo das casas inteligentes. Um conjunto base consiste em comprar o gateway, que funciona como cérebro do sistema, e que é um módulo relativamente compacto que fica encaixado directamente numa tomada - neste momento temos o Gateway Xiaomi original (por €20), ou o mais recente Aqara já compatível com HomeKit da Apple (por €32) - e a partir daí basta ir adicionado o que se quiser: sensores de movimento, interruptores,  câmaras, lâmpadas, etc.


Nota: aparentemente o Gatway com HomeKit já fala em inglês, em vez de apenas chinês.

A partir daí, usando a app Mi Home da Xiaomi, não só podemos controlar e monitorizar remotamente todos estes dispositivos, como também podemos criar automações e rotinas, como: se detectar movimento no sensor do corredor e estiver escuro, acender a luz e apagá-la ao fim de algum tempo de inactividade; ou simplesmente ser avisado caso alguém abra a porta de casa durante determinadas horas. Depois de se começar a "brincar" não há fim para as coisas que nos podemos lembrar de fazer (até podendo utilizar-se os sensores de portas para nos avisar se alguém se esqueceu da porta do frigorífico aberto - ou, com um pouco de hacking, até transformá-los em interruptor de parede! :)

Quem não quiser ficar dependente dos serviços da Xiaomi também pode integrá-los num sistema Home Assistant, ganhando ainda maior versatilidade quanto ao tipo de coisas que pode fazer, criando automações com outros equipamentos de outros fabricantes.

O que é certo, é que pelo preço que habitualmente se gastaria num par de módulos / sensores tradicionais, com este sistema Aqara podemos instalar sensores de movimento, portas e janelas, e temperaturas, em praticamente a casa toda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails