sábado, 20 de outubro de 2018

ESP Home Lib facilita utilização dos ESP8266 e ESP32 no Home Assistant

Quem se aventura no mundo da domótica e do Home Assistant inevitavelmente chega a um ponto em que começa a considerar criar os seus próprios módulos, e é aí que entra este ESP Home Lib.

Se entraram no mundo da domótica pela porta do Home Assistant, já tiveram que perder algum tempo em pesquisas no Google a aprender como configurar aquilo e criar as automações pretendidas. Ainda assim, a perspectiva de aprender a programar e compilar ESP8266 ou ESP32 poderá não ser muito atractiva, e é precisamente isso que este ESPhomelib vem simplificar.

É certo que não há falta de módulos que podemos juntar às nossas casas: sensores de movimento, temperatura, actuadores, botões, etc. No entanto, muitas das vezes damos connosco a pensar que o ideal seria que alguns desses módulos fizessem um pouco mais do que o que fazem - e felizmente, em muitos deles podemos simplesmente trocar o seu firmware pelo nosso. (Por exemplo, num dos nossos meetings mensais, procedemos a um "upgrade" de um Sonoff 4CH para que pudesse ter várias dezenas de agendamentos programados para ligar/desligar, em vez dos oito que permite de origem.)

O ESPhomelib evita que o utilizador tenha que se chatear com as compilações e gravações, permitindo que a sua programação seja feita a partir de um YAML idêntico ao que se utiliza para configurar o Home Assistant - e assim ficar com um módulo feito por medida mas que se pode ligar automaticamente ao Home Assistant.

E caso não queiram mexer directamente num módulo ESP8266, podem simplesmente optar por usar um módulo Sonoff básico ou um módulo S20 de tomada (por exemplo) que já facilita o processo de ter um relé, botão, LED, etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails