sábado, 21 de julho de 2018

RasPiO Night Light é uma luz nocturna programável


Hoje em dia podemos encontrar luzes nocturnas LED com sensor de movimento por menos de 10 euros mas se sentem com vontade de perceber um pouco melhor como a coisa funciona... eis um projecto que chegou ao Kickstarter e que não vão querer perder.

O RasPiO Night Light é um kit com um Arduino, LEDs e sensor de movimento que disponibiliza tudo o que é preciso para que qualquer curioso crie o seu próprio módulo de luz nocturna, com a vantagem de que os componentes mais complicados (SMD) já vêm montados na PCB - fazendo com que todo o processo seja quase de "encaixar" as peças que faltam (mas ainda assim sendo recomendável ter um ferro de soldar por perto).


Não se pode dizer que este kit seja revolucionário. Por um valor idêntico ou até mesmo inferior podem comprar um daqueles kits de iniciação Arduino com dezenas de componentes variados. Mas por outro lado, para quem preferir lançar-se neste mundo com algo mais direccionado e que não tenha um aspecto tão avassalador, este Night Light pode ser precisamente aquilo que procurava.

Numa questão de minutos poderão estar a brincar com os parâmetros para mudar a cor e intensidade dos LEDs ao detectarem movimento; adicionar efeitos para ligar ou apagar os LEDs de forma gradual; e não faltará muito para começarem a pensar noutras possibilidades como ligar-lhe sensores adicionais, ajustar a luminosidade dos LEDs em função da luminosidade ambiente; etc. etc.

O RasPiO Night Light tem preço a começar nas £21 (cerca de 24 euros) para um kit completo, com entrega prometida para Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails