quarta-feira, 16 de maio de 2018

Alexa já pode destrancar portas por voz


Se a perspectiva de ter uma fechadura electrónica não for suficientemente preocupante, eis que a Amazon vem dar uma ajuda ao dar à Alexa a capacidade de destrancar fechaduras por voz.

Até aqui a Amazon tinha-se mantido longe desta polémica, ao permitir trancar portas através de comandos de voz, mas não permitindo a sua abertura. Agora, isso passa a ser possível nas fechaduras compatíveis Alexa (de marcas como a August, Schlage, Kwikset e Yale), sendo que para isso o utilizador continuará a ter que dizer um código PIN em voz alta... o que não me parece que vá ser muito apreciado pela maioria dos utilizadores.

Ainda assim, e para evitar reclamações, esta é uma funcionalidade que está desactivada de origem e que cada utilizador deverá activar expressamente, apenas e só se a desejar utilizar.

Sem dúvida que seria bastante mais interessante se, em vez de se dizer o código PIN, a Alexa fizesse a análise da voz para determinar se é mesmo o utilizador legítimo, e fizesse um qualquer pedido dinâmico que fosse sempre diferente, para evitar que uma simples gravação da pessoa a dar o comando fosse suficiente para abrir a porta. Mas, acredito que são coisas que inevitavelmente virão a ser adicionadas ao longo do tempo e à medida que mais e mais pessoas forem aderindo a estes produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails