quarta-feira, 14 de março de 2018
Raspberry Pi 3B+ fica mais rápido e com Ethernet Gigabit
A fundação que gere o Raspberry Pi aproveitou o dia "Pi" (3.14) para revelar o novo Raspberry Pi 3B+, que chega com diversas actualizações que tornam este popular microcomputador ainda mais potente.
O Raspberry Pi Model B+ foi lançado no final de 2014 e embora a estabilidade da plataforma seja sempre um ponto positivo, também é certo que já estava na altura de haver uma actualização destes pequenos computadores. É isso que faz este Raspberry Pi 3B+.
O CPU passa de 1.2GHz para 1.4GHz (nos quatro-cores); a porta Ethernet passa a ser Gigabit (mas tem uma taxa de transferência máxima de 350Mbps, por estar "pendurada" numa porta USB) e fica preparada para tirar partido de ligações PoE; WiFi dual-band ac com melhor recepção; num novo chip de controlo de energia; e mais alguns pequenos ajustes.
Não são diferenças "abismais" face ao que já se tinha no B+, mas são melhorias bem vindas, especialmente por quem já tinha por hábito manter o seu Raspberry Pi a funcionar a 100% ou mesmo recorrendo ao overclock para conseguir atingir o desempenho pretendido (por exemplo, na emulação de jogos). Com a parte das transferências Ethernet a ser a verdadeira grande melhoria, passando de transferências limitadas a 89Mbps para mais de 200Mbps efectivos.
Por outro lado, há que ter em conta que o consumo máximo sobe dos 1.37W para os 2.29W em idle, e dos 3.67W para os 5.66W em carga... o que pode obrigar a alguns reajustes nos projectos em que se tem o RPI alimentado por baterias.
O preço vai manter-se no habitual nível de referência que tem sido sinónimo dos Raspberry Pi: os $35.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário