quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Relógio despertador LED que simula o nascer do Sol


Se são fãs do conceito de acordar naturalmente e sem sobressaltos (e sem barulho), hoje trago-vos um projecto que ensina como podem criar um relógio despertador com LEDs que pode simular o nascer do Sol.

Antes de mais, aviso que sou um pouco suspeito para falar deste projecto, pois sou fã de longa data dos despertadores Wake-up Light da Philips (para além de ser fã de praticamente tudo o que meta iluminação LED pelo meio).

Neste caso, o coração do sistema deste LED Sunrise Alarm Clock é um Arduino Uno, assistido por um módulo RTC (Real Time Clock) que também lhe permite continuar a saber a data/hora mesmo no caso de faltar a luz, um display de relógio de 7 segmentos e LEDs RGB endereçáveis (WS2812B). O aspecto final está muito bem conseguido, recorrendo a cilindros de acrílico com efeito de bolhas de ar, que servem para espalhar a luz dos LEDs de forma mais visível e agradável.

Claro que, sendo um projecto "faça-você-mesmo", aqui não estamos limitados a ter que utilizar uma rotina luminosa pré-programada e poderemos criar as nossas próprias sequências ao nosso gosto, embora o projecto - tal como está - já venha com algumas sequências luminosas pré-definidas: vários padrões de cores a simular o nascer do Sol; modo "arco-íris"; etc.

Curiosamente, e confirmando a minha própria experiência com este tipo de despertadores luminosos, este relógio despertador não tem nenhum coluna ou buzzer para fazer um alarme sonoro. A ideia é que a luz, por si só, seja suficiente para acordar a pessoa - que no entanto poderá recorrer a um alarme programado no seu smartphone como backup... caso se tenha que enfrentar uma daquelas madrugadas em que nem com a "luz do sol" se consegue acordar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails