quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Haven transforma smartphones Android em sistema de vigilância remoto


Edward Snowden está de regresso, com uma app que irá agradar a todos os que queiram ficar descansados quanto à possibilidade de detectarem visitas indesejadas quando estão ausentes.

A app Haven - já disponível na Play Store em beta - é uma curiosa app que transforma um smartphone Android num moderno dispositivo de segurança que poderá alertar os utilizadores para situações que estejam a ocorrer na sua ausência. A ideia é utilizar-se um smartphone de baixo custo (ou modelo antigo que se tenha na gaveta, por conta das actualizações que se vão fazendo) com esta app instalada, e que tira partido das capacidades do mesmo para:

  • detectar vibrações e movimentos - usando os acelerómetros
  • detectar ruídos e vozes - usando o microfone
  • detectar movimentos - usando a câmara
  • detectar diferenças de luminosidade - usando o sensor de luz ambiente
  • detectar alterações na alimentação - caso de corte de electricidade ou ser desligado do carregador

Um dos casos práticos é utilizá-lo durante as estadias em hotéis, para se saber se alguém terá "visitado" o quarto enquanto estamos ausentes; sendo que o utilizador será notificado assim que for detectada alguma actividade, e a mesma ficará também registada.

O único ponto contra é que para se tirar partido deste Haven teremos que ter um smartphone secundário com acesso à internet, o que poderá implicar ter um segundo cartão / tarifário com dados - mas por outro lado, se for para vigiar locais onde exista rede WiFi, podemos dispensar essa despesa adicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails