sábado, 22 de abril de 2017

Google Home aprende a reconhecer 6 utilizadores


A Google não demorou muito a responder aos pedidos dos utilizadores do Google Home, que agora passa a ter suporte para múltiplos utilizadores e a reconhecer a voz de até seis pessoas.

Ao contrário do que acontece com um smartphone, que é um dispositivo "pessoal", um equipamento como o Google Home (ou Amazon Echo, ou equivalentes) é algo que será utilizado seguramente por diversas pessoas do mesmo agregado familiar. Daí que o facto de estar associado a uma única conta Google se tornava num factor extremamente limitativo, impedindo que os restantes utilizadores pudessem dar uso a todas as suas funcionalidades - por exemplo, ao perguntar que tarefas se tem agendadas para o dia, o resultado seria sempre o da pessoa com a conta associada, e não a do próprio utilizador.

É algo que agora fica resolvido com o suporte para múltiplos utilizadores no Google Home (nos EUA). Esses utilizadores terão primeiro que associar os seus equipamentos ao Google Home, e depois será necessário repetir as frases "Ok Google" e "Hey Google" duas vezes, para que o Google Home aprenda a sua voz.

Daí em diante, o Google Home poderá reconhecer qual o utilizador que dá início a um pedido ou comando por voz, associando automaticamente a sua conta ao mesmo. Ou seja, se pedir para que o Google Home lhe diga qual a sua agenda para o dia, ouvirá a resposta adequada e não os eventos do calendário de outra pessoa.

... Fico agora intrigado como é que o Google Home diferenciará pessoas que tenham a voz idêntica. Será que diz que não as consegue diferenciar; ou será que se limita a escolher uma e a prosseguir normalmente?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails