domingo, 5 de fevereiro de 2017

Painéis solares sem bateria permitem maior poupança


Quem pensa em painéis solares pensa inevitavelmente na necessidade de ter baterias para acumular energia para quando mais dela necessita, mas um estudo de investigadores da Universidade do Texas revela que a medida mais sensata e eficiente será dispensar as baterias por completo.

A conclusão poderá parecer pouco lógica, mas o resultado é a de que, usando baterias, o consumo anual será maior do que numa situação idêntica apenas com painéis solares e sem bateria.

O estudo focou-se em dois estilos de utilização diferentes: um com o objectivo de apenas usar as baterias para acumular energia gerada pelos painéis solares ("target zero"); outra que para além da energia solar também se pode recarregar utilizando energia da rede eléctrica durante os períodos mais económicos, para depois permitir a utilização da energia nos períodos mais caros. No primeiro caso o consumo de pico da electricidade foi reduzido em 8% mas o consumo médio anual também subiu 8%; e no segundo caso o consumo de pico reduziu-se em 32% mas o consumo anual aumentou 14%.

Segundo os investigadores, estas perdas de eficiência devem-se a todo o sistema que gera o carregamento das baterias, para além das perdas das próprias baterias. E que, exceptuando casos em que estas opções sejam escolhidas por motivos variados (por exemplo, quem pretender não ficar dependente da rede eléctrica ou estar protegido contra falhas ocasionais de energia) a melhor opção será simplesmente optar pelos painéis solares... só.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails