sábado, 11 de fevereiro de 2017

Domótica de baixo custo com um Raspberry Pi e o Pimatic

Um dos maiores problemas para quem se aventura nas casas inteligentes é o preço dos módulos de controlo, mas há uma forma de contornar isso, adicionando inteligência aos módulos de baixo custo que normalmente funcionam apenas com controlo remoto via RF. O Abílio Costa explica-nos como fazê-lo:



Actualmente não há falta de escolha para sistemas de domótica, havendo alguns bem conhecidos como o Philips Hue ou o SmartThings da Samsung. No entanto, para além do preço geralmente pouco simpático, muitos limitam-se a um tipo de função (as Philips Hue apenas se dedicam à iluminação), e poucos são aqueles que permitem interligação entre diferentes marcas.

Hoje trazemos-vos um projeto que permite construir um sistema de domótica de forma simples, barata, e que também pode ser interligado com outros sistemas existentes (ZWave, ZigBee, etc). A ideia é possibilitar controlar tomadas, que por sua vez podem estar ligadas a candeeiros, máquina do café, etc., a partir do telemóvel ou computador, ou de forma automatizada.




O centro deste sistema é um Raspberry Pi com o Pimatic, um software de domótica open source simples mas bastante configurável, que permite o controlo e monitorização dos vossos dispositivos. Uma das grandes vantagens deste software é o facto de funcionar na rede local, não ficando dependente da cloud e sem correr o risco de ser encerrado de um dia para o outro. O Pimatic permite a criação de regras "Quando (…) e Se (…), Então (…)", para que seja possível automatizar um grande leque de situações. Por exemplo, podemos ter uma regra "Quando a porta abre e se já passa das 18h00, então ligar a luz do hall".

Uma das formas mais baratas de implementar este tipo de sistema é utilizar as comuns tomadas com controlo remoto, que geralmente funcionam por rádio frequência de 433MHz. Por cá encontram-se facilmente em qualquer grande superfície de bricolage ou electrodomésticos, havendo conjuntos com três tomadas e um comando, por cerca de 10€ na Maxmat (foi o mais barato que encontramos por cá). Para controlar estas tomadas vamos utilizar um Raspberry Pi, e um emissor RF, que pode ser comprado no ebay por 1€.

O primeiro passo será instalar o Pimatic. Para tal devem seguir as instruções descritas na página oficial do projeto. Depois de terem o Pimatic instalado e a correr, podem aceder ao mesmo colocando o endereço de IP do Raspberry Pi no browser de outro computador da rede. Caso estejam a utilizar o Raspberry Pi com interface gráfica, poderão utilizar o IP 127.0.0.1 directamente no browser do Raspberry Pi.

Após fazerem login na interface do Pimatic, deverão aceder aos plugins e instalar o plugin Homeduino. Este é o plugin que ficará responsável por comunicar com o emissor RF. Existem duas formas de ligar o emissor ao Raspberry Pi, sendo a mais simples (e que aqui vamos abordar) fazer uma ligação directa entre os dois. Para os mais aventureiros, podem utilizar um Arduino que tornará o sistema mais robusto e possibilita ainda ligar um receptor RF. Podem consultar todos os detalhes na página do plugin.

Depois de instalado, deverão aceder às configurações do Plugin (através da página de plugins instalados), e alterar as seguintes opções:
  • driver: gpio
  • transmitterPin: 4

Por fim devem guardar as alterações e desligar o Raspberry Pi. Com o Raspberry Pi desligado, deverão ligar os pins Vcc, Data e Gnd do transmissor ao Raspberry Pi da seguinte forma:



Após voltarem a ligar o Raspberry Pi, e de volta novamente à interface do Pimatic, devem ir à página de Devices, e clicar em "Discover Devices", no canto superior direito. A partir desse momento, o Pimatic ficará à escuta de novos dispositivos, e é nesta altura que devem pressionar os botões no comando das tomadas. Ao pressionar cada botão, será mostrado no Pimatic uma lista de possíveis dispositivos e devem escolher aquele que corresponde à vossa tomada. Infelizmente não é possível identificar automaticamente e eficazmente um único dispositivo, pelo que deverão consultar a lista de protocolos/dispositivos suportados, de modo a identificarem o vosso correctamente: https://github.com/pimatic/rfcontroljs/blob/master/protocols.md

Por fim, voltam à página principal do Pimatic e adicionam o novo dispositivo à página, através do icon da roda dentada, no canto superior direito. Após isto, e se tudo correr como esperado, deverão conseguir ligar e desligar a tomada através do Pimatic! A partir daqui poderão adicionar mais dispositivos e criar regras para os automatizar! Podem ainda adicionar suporte para receber sinais RF, de modo a poderem utilizar os controlos remotos para executar funções directamente no Pimatic!

Dado que a parte mais interessante deste tipo de sistemas é automatização, seguem algumas ideias para possíveis regras:
  • Quando o botão do comando X for pressionado, desligar a luz do hall e ligar a luz do quarto.
  • Quando a TV for ligada entre as 22:00 e as 24:00, e se a luz do teto estiver ligada, desligar a luz do tecto e ligar a luz ambiente.
  • Quando sair de casa, e se a luz da sala estiver ligada, enviar uma notificação para o Pushbullet.

Para além das tomadas, fica aqui uma lista de outros dispositivos que podem ser utilizados com este método:

Por: Abílio Costa

1 comentário:

  1. Existe alguma lista com todos os módulos que podemos ligar e controlar a partir deste dashboard?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails