Manter os níveis de CO2 sob controlo é uma batalha que está ser perdida, mas há esperança que isso possa mudar com uma nova descoberta acidental, que abre a perspectiva de conversão directa de CO2 para combustível.
A ideia de reaproveitar o CO2 e transformá-lo em combustível não é nova, o problema é encontrar uma forma eficiente e viável de o fazer. Agora, uma equipa de investigadores parece ter descoberto acidentalmente uma forma de o fazer, permitindo uma conversão do CO2 directamente para etanol.
O processo ia ser testado como sendo apenas o primeiro passo no processo de conversão de CO2 dissolvido na água, e era esperado que o resultado tivesse que passar por mais fases de conversão, mas os investigadores foram surpreendidos por ver que o seu sistema fez logo "o trabalho todo" e produziu etanol directamente. Algo ainda mais inspirador quando o processo pode funcionar à temperatura ambiente e com voltagens reduzidas, e tendo uma eficiência de 68% - algo que abre as portas para sua potencial industrialização.
Enquanto o mundo não se muda a 100% para energias renováveis e sustentáveis, sistemas como este poderão ajudar a minimizar (e até reverter) o impacto da utilização de combustíveis fósseis. Vamos lá ver se este conseguirá efectivamente dar o salto dos laboratórios para a industrialização em larga escala.
Sem comentários:
Enviar um comentário