sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Câmara WiFi para a porta usando um Pi Zero


Gostavam de ver quem está à vossa porta sem terem que sair do sofá (ou até quando estão fora de casa)? Com um pequeno e económico Raspberry Pi Zero e o seu módulo de câmara, é algo que está ao alcance de todos.

Este Instructables mostra-nos como dar uso a um Raspberry Pi Zero de modo a colocar a sua câmara a espreitar pelo óculo da porta. Neste caso a qualidade de imagem não é propriamente a melhor, mas tem a vantagem de poder ser facilmente instalado em qualquer porta sem que seja necessária qualquer alteração (quem quiser ir mais longe, poderá optar por um adaptador de lentes M12 para câmara e para o óculo, que permitirá ter uma qualidade bastante superior).

A vantagem face à simples utilização de uma micro câmara WiFi, é a de que aqui temos total liberdade para fazermos todo o tipo de processamento que desejarmos, directamente no Pi Zero; coisas como detecção de movimento, time-lapses, envio de fotos ou alertas quando é detectada uma pessoa demasiado tempo à frente da porta,  etc.

É um projecto que nem sequer obriga a que se pegue num ferro de soldar, e por isso torna-se numa excelente proposta de iniciação neste mundo... e com resultados práticos bem interessantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails