sábado, 9 de julho de 2016

Ar condicionado sem electricidade pode baixar as temperaturas 5ºC


A ideia de ter um ar-condicionado que pode ser feito praticamente sem gastar dinheiro e que não gasta electricidade parece bom demais para ser verdade, mas é algo que já está a ajudar pessoas noutras partes do mundo - e pode ajudar-nos também.

O Eco-Cooler foi concebido para amenizar as temperaturas elevadas em países tropicais, onde facilmente se atingem 40ºC e onde muitas populações não têm acesso a electricidade. O sistema baseia-se no mesmo princípio que facilmente poderá ser experimentado por qualquer pessoa: ao soprar ar para a mão, com a boca aberta e com a boca mais fechada - sendo que neste último caso se sente uma temperatura mais fresca.

O sistema consiste na reutilização de garrafas de plástico cortadas, inseridas num painel que se coloca nas janelas ou portas, e que replica o mesmo efeito, comprimindo a brisa exterior e gerando uma corrente de ar mais fresca. O efeito não é "psicológico", e este sistema pode reduzir em cerca de 5ºC a temperatura, o que, quando se trata de passar de 40ºC para 35ºC, será já um precioso contributo.

... Nada como porem-no à prova este Verão, para ver se também por cá poderá ajudar a amenizar as temperaturas mais elevadas... sem que seja necessário investir na instalação de um ar condicionado nem pagar uma factura de electricidade mais avultada no final do mês.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails