quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Roomba 980 aposta na navegação mais inteligente


A iRobot conseguir fazer com que os seus Roomba se tornassem no principal sinónimo de aspiradores robóticos, e agora prepara-se para nos trazer o seu modelo mais avançado de sempre - o 980 - que passa a contar com sistema de navegação visual e mapeamento das divisões.

Os Roomba sempre se mantiverem fiéis ao seu sistema de navegação iAdapt, que basicamente fazia com que alternassem entre seguir as paredes de uma divisão e depois seguirem ziguezagueando lá pelo meio, de forma algo aleatória (e criando interessantes padrões) mas que garantiria a cobertura total da superfície. Enquanto isso, os seus concorrentes iam apostando em sistemas cada vez mais avançados, com câmaras e algoritmos que prometiam formas mais eficientes de o fazer.

Agora a iRobot parece dar-lhes razão, adicionando também um sistema idêntico ao seu novo topo de gama, o Roomba 980, que para além disso fica ligado à cloud permitindo o seu controlo remoto mesmo quando se está fora de casa.

O sistema de navegação assenta no o vSLAM (visual simultaneous localization and mapping) - que já era usado noutros produtos robóticos da iRobot, como os robots de telepresença para uso empresarial, e permitem que o Roomba crie um mapa virtual da divisão, para melhor se poder movimentar sem necessidade de perder tempo a passar em zonas que já limpou - mas aqui sendo designado por "iAdapt 2.0 Navigation with Visual Localization".



Para sossegar os que estão preocupados com as questões de segurança, e de terem um robot com uma câmara ligado à internet, a iRobot garante que o vídeo nunca é enviado para a cloud, e que todas as imagens e os próprios mapas gerados são eliminados após cada sessão de limpeza. Isto impede que o robot saiba antecipadamente como é a sala, mas também evita que fique em memória um mapa com elementos que possam ter sido reposicionados entretanto.

O Roomba 980 tem autonomia para 2h de limpeza, regressando à base automaticamente para se recarregar (e retomar as limpezas se necessário) - mas toda esta tecnologia não fica barata, com um preço anunciado de cerca de 900 dólares.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails