quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Portugueses já não estão obrigados a mudar para mercado liberalizado de Gás e Electricidade


Já sabemos que muitos portugueses gostam de deixar todas as decisões para a última hora, e no caso da mudança dos fornecedores de electricidade e gás para as tarifas do mercado liberalizado, isso era algo que teria que ser feito até ao final deste ano de 2015. Mas em vez de incentivar que isso seja feito, o Governo aposta na táctica contrária... abolindo esse ultimato e deixando que cada cliente proceda à transição sem qualquer prazo obrigatório.


Não se pense que isso não poderá vir a ser incentivado da pior forma, com o agravamento das tarifas reguladas a cada três meses, como forma de "empurrar" os consumidores para as novas tarifas - mas não deixará de ser caricato que na justificação da abolição do prazo, o Governo refira que "o mercado liberalizado ainda não está suficientemente maduro". Uma forma de dizer que a liberalização tem sido um desastre, com os grandes grupos a manterem os preços como bem entendem em vez de existir uma real concorrência. Algo a que já estamos habituados, infelizmente, nos sectores dos combustíveis, telecomunicações, etc.

Embora já 3.2 milhões de famílias tenham mudado para o mercado liberalizado, existem ainda 2.7 milhões que permanecem no mercado regulado... e suspeito que até que as tarifas transitórias comecem a pesar "a sério" ao final do mês, muitas delas continuarão sem qualquer pressa em mudarem.

Arrisco-me também a dizer que parte da culpa para que isso aconteça está na verdadeira confusão que paira sobre o sector, cheia de "taxas e taxinhas", potências contratadas, custo da electricidade, custo de mais isto e daquilo, IVA em cima de tudo isso, e todo o tipo de coisas que só faz qualquer pessoa dita "normal" nem querer sequer pensar no assunto (até a isso ser obrigada.)

1 comentário:

  1. Os meus parabéns. Basicamente no último parágrafo do artigo resume o sentimento que assola grande parte dos que ainda não mudaram.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails