sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Automatic já avisa o NEST para aquecer a casa quando estamos a caminho


O futuro da Internet of Things promete-nos um mundo mais ligado e onde todos os dispositivos falam com todos os dispositivos. O Automatic já nos permite viver um pouco desse futuro já hoje, com a sua integração com o NEST e que pode avisar a nossa casa de que estamos a caminho.

O Automatic é um módulo que se encaixa na porta OBD2 do automóvel e que nos permite fazer uma análise bem mais inteligente de tudo o que esteja relacionado com a condução; o NEST é o termóstato inteligente, agora pertencente ao Google, que optimiza o aquecimento (e arrefecimento) da casa em função dos nossos hábitos. Com a sua integração, passamos a poder fazer coisas como avisar a casa para estar à temperatura desejada quando estamos a caminho.

Esta integração deixa-nos criar regras que vão desde a simples definição da casa como destino da nossa viagem, a coisas mais complexas como "ligar o carro quando se está a sair do trabalho" em determinados dias da semana e a determinadas horas. Para além disso, pode também ter em consideração a distância efectiva a que estamos de casa, durante o trajecto, para que não esteja desnecessariamente a gastar energia caso estejamos presos numa fila de trânsito.

Este tipo de coisa tornar-se-á cada vez mais comum no futuro, mas a grande barreira a superar será garantir que "tudo" fala com "tudo", e que não fiquemos perante um cenário apocalíptico (como o que temos actualmente) com dezenas de standards e diferentes equipamentos, onde é praticamente impossível fazer qualquer tipo de interligação entre eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails