terça-feira, 27 de maio de 2014

Apple prepara grande aposta na domótica para o WWDC?


Há muito que digo que não compreendo porque motivo nenhum dos "gigantes" entrou ainda a sério no mercado da domótica e automação doméstica, e eis que daqui por alguns dias poderemos estar perante o anúncio de que a Apple o irá fazer - em força!


Este anúncio não será muito inesperado, quando consideramos que a Apple já vende inúmeros equipamentos "inteligentes" na sua loja online, como as balanças da Withings, as lâmpada Hue da Philips, câmaras de vigilância, etc. De certo modo, poderia ser também encarado como uma grande - e merecida  - bofetada no Google, que depois de nos apresentar o seu Google@Home em 2011(!) o deixou cair no mais completo esquecimento, como se nunca sequer tivesse existido. E se a Apple o fizer, certamente que o Google rapidamente se relembrará desse seu anúncio, e tentará fazer numa questão de meses aquilo que não fez em três anos.

Uma coisa é certa, o mercado está "desesperado" à espera que um destes gigantes entre neste segmento e nos ajude a uniformizar todos os equipamentos que temos em casa. Idealmente, seria bom ver os três grandes (Google, Apple, Microsoft) a entenderem-se e a promoverem um sistema compatível... mas isso parece-me que seria bom demais; pelo que o mais provável é que continuemos a ter uma manta de retalhos, onde será preciso conjugar inúmeros sistemas independentes e nem sempre compatíveis entre si.

 Por outro lado... os rumores de que estariam para breve smartphones com Zigbee integrado já andam a circular há algum tempo, pelo que... quem sabe se 2015 se virá a tornar no ano da verdadeira, e há muito esperada, revolução das casas inteligente? Esperemos que estes rumores se confirmem na WWDC e se fique a saber mais sobre as intenções da Apple para este sector.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails