quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Concentrador solar esférico Rawlemon no Indiegogo


Quando se fala de energia solar, não há como escapar ao facto do Sol "não parar quieto" e dificultar o seu aproveitamento ao longo do dia (e dos meses) ao variar o ângulo de incidência sobre o painel. Um projecto no Indiegogo quer resolver o assunto usando uma lente esférica que irá concentrar o máximo de luz solar e assim garantir a máxima eficiência.

A orientação dos painéis solares é sempre uma questão crítica na instalação de painéis solares, sendo que a melhor opção - quando possível - recai sobre suportes móveis que sejam capazes de acompanhar o movimento do Sol para garantir a máxima eficiência... mas implicando maior complexidade e custos acrescidos.

Este Rawlemon no Indiegogo quer resolver dois problemas de uma só vez.


O uso de uma lente esférica permite que aproveitar e concentrar o máximo de luz possível, não só em situações atmosféricas com o Sol à vista como também nos dias mais nublados. Em segundo lugar, o efeito da lente ao concentrar o Sol permite que a célula solar possa ter uma área muito inferior às que são usadas nos painéis planos, e assim facilitar a questão do sistema de tracking que irá posicioná-la no lugar perfeito a cada momento.

Os modelos à escala grande são coisa para ir para os $6000 dólares, mas se estiverem apenas interessados no conceito, poderão apoiá-los com valores bem mais reduzidos (a partir de $1) e com uma versão em tamanho reduzido chamada Beta.ey e que poderá ser usada para carregar um smartphone e servir como candeeiro solar à noite, por $149.


[publicado em Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails