terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

bRight Switch - um touchscreen Android em vez de um interruptor


Há cada vez mais pessoas a aderirem a sistemas de controlo inteligentes para as suas casas, como forma de as tornar mais eficientes e confortáveis - mas por vezes em busca dessa comodidade damos por nós a implementar coisas que acabam por nos complicar a vida. Um desses exemplos são os controlos que são feitos exclusivamente via smartphone ou tablet, que depois quando por algum motivo não estão perto de nós (ou ficam sem bateria)... nos deixam perdidos. Este bRight Switch é aquilo que há muito esperava ver chegar ao mercado... e chega-nos via Indiegogo.

Os ecrãs touchscreen de parede não são novidade na domótica, mas habitualmente eram coisas que custavam milhares de euros, e em muitos casos ofereciam apenas funções básicas. Com o surgimento de tablets e smartphones económicos, algumas empresas começaram a usar esses equipamentos como controladores - com bons resultados. E eu há muito que dizia que seria apenas uma questão de tempo até que se tornasse economicamente viável colocar um pequeno "smartphone" em cada sala, no lugar dos interruptores, que é precisamente o que este bRight Switch faz.

Para além de funcionar como interruptor e dimmer para iluminação, este bRight Switch também funciona como intercomunicador vídeo, câmara de vigilância, sistema de música, e é capaz de detectar movimento e aprender com os nossos hábitos. No fundo, trata-se de um pequeno mini-tablet Android concebido especialmente para esta função e com comunicações Z-Wave.

Os preços são de $75 para a versão base e de $90 para a versão com bluetooth (que é capaz de detectar por onde andam - com o vosso smartphone), e mais uma vez é um daqueles projectos que se adianta aos grandes fabricantes e tenta trazer para o mercado algo que acredito virá a tornar-se comum daqui por alguns anos. Mesmo com os $20 extra de portes, isto coloca estes bRight Switches a preços de 70 e 80€, que me parecem ser perfeitamente aceitáveis para aquilo que fazem (e não esquecer que com um pouco de software mais trabalhado, estes switches permitirão evitar salas cujas paredes estão cravejadas com uma dúzia de interruptores separados - já para não falar que funcionam como intercomunicadores e câmaras de vigilância... coisas que por si só inflacionariam os preços para valores bastante superiores.)


[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails