quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Controlar Equipamentos com o Google Glass


Os óculos digitais - como o Google Glass - vão obrigar a repensar os interfaces e a forma como interagimos não só com os "computadores" como também com toda uma gama de dispositivos inteligentes. Por isso mesmo há quem já esteja a explorar a capacidade de usar um Google Glass para controlar luzes, media players, e outros dispositivos.

Este projecto ainda está muito verde, mas propõe a utilização de um emissor de infravermelhos montados num Google Glass que permite seleccionar o equipamento para que olhamos. De seguida temos acesso às funções de controlo sobre eles: como acender ou apagar uma lâmpada; fazer pause/play de um filme ao olhar para um televisor; etc. A ideia é engraçada, mas... tenho que confessar que não me convence.

Para que esta solução possa ser utilizada é necessário que todos os dispositivos a controlar tenham um receptor de infravermelhos; para além de que obriga também a que exista uma linha directa de visão sobre os mesmos. Penso que seria muito mais vantajoso usar uma tecnologia mais "moderna", como o bluetooth 4.0 (que vai dar que falar com os iBeacons e equipamentos semelhantes), que permitem saber se estamos próximos de um equipamento, e que poderiam igualmente fazer surgir no ecrã os dispositivos mais próximos que se pudessem controlar - eventualmente, utilizando-se múltiplas antenas em posições diferentes até seria possível determinar para quais se está a olhar, através da análise da atenuação de sinal entre uma antena e outra.

Mas... isto são tudo passos intermédios. O que nos queremos mesmo é que a nossa casa antecipe e faça aquilo que nós precisamos ou queremos... sem termos que fazer nada por isso. :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails