quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Orientação mais eficiente dos Painéis Solares



Fale-se de painéis solares e a maioria dos instaladores recomenda que sejam instalados com orientação para Sul, no entanto, um estudo vem revelar que se calhar essa não será a orientação mais eficiente.

Segundo um estudo feito no Texas com base nos resultados obtidos por  painéis solares instalados em residências em Austin, os painéis orientados para Oeste conseguiram gerar mais 2% de energia do que os painéis orientados para Sul, e ainda por cima com a vantagem adicional de gerarem mais energia em alturas em que a energia eléctrica é mais cara (das 15 às 19h, devido às temperaturas elevadas e maior sobrecarga da rede com os sistemas de ar condicionado), assim possibilitando maiores poupanças.

Embora se tenha que ter em conta que este resultado se limita a painéis de uma única cidade, e que os resultados irão variar dependendo da localização em que estamos; parece-me que com a tecnologia avançada que temos, se deveria dar uso a simuladores fáceis de utilizar para que qualquer interessado pudesse ver o efeito de instalar painéis solares em diferentes orientações, tendo por base a incidência solar média e a posição do Sol ao longo do ano.

(A mim, até me dava bastante jeito que uma exposição para oeste fosse mais eficiente... já que assim ficava a calhar para a orientação do meu telhado! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails