domingo, 5 de maio de 2013

Iluminação LED na Cozinha


Fico feliz por de vez em quando receber uns emails de pessoas que se inspiram pelo que aqui vamos mostrando e decidem meter mãos à obra. No caso do Manuel Gaspar (a quem agradeço o contacto e a autorização para publicar as suas fotos), a iluminação com fitas de LED na cozinha foi algo que sempre quis fazer... e que agora fez mesmo.

A grande vantagem é que desde aquela altura o preço deste material baixou drasticamente, e o Manuel conseguiu encontrar no Ebay uma fita de LEDs de 5 metros e uma fonte de alimentação a preços bem mais atractivos: no final, a brincadeira - com os portes já incluindos - ficou-se pelos 35€!


Depois de algumas semanas de espera, o material lá chegou... e foi tempo de passar da teoria à prática. O que não é lá muito assustador... já que é aplicar e andar. As únicas surpresas foram a da cor dos LEDs, que deveriam ser "warm white" mas parecem ser mais brancos do que seria suposto (o que não é problemático para uso na cozinha), e também a cola que vinha na fita de LEDs, e que não oferecia a aderência desejada (e que foi resolvida usando-se fita adesiva de face dupla para fixar os LEDs no sítio).





Portanto, já não há desculpas para adiarem a inclusão de uma iluminação LED em vossas casas: especialmente quando agora podem ser encontradas a estes preços nas lojas online. :)
(Até eu vou certamente arranjar mais alguns locais onde meter mais uma fitas - embora esteja mesmo arrependido por não ter previsto um ponto de luz debaixo das bancas nas casas de banho, e onde podia aplicar umas destas fitas "mesmo à medida", e que agora me obrigará a usar calhas ou outros métodos de "desenrasque" para fazer passar a electricidade até lá....)

7 comentários:

  1. Peço desculpa se me escapou, mas dá para ser mais especifico quanto à fita e fonte de alimentação do Manuel?
    Já vi algumas coisas no ebay, mas tendo referências, principalmente do vendedor é sempre melhor.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Encomendei um conjunto (4 metros de fita de leds RGB, um controlador, fonte de alimentação, o comando e uma ficha extra), há cerca de um mês, chegou na semana passada e já está instalado ;) Dá um efeito engraçado, o facto de poder mudar de cor, dá um efeito engraçado para deixar os amigos de queixo caído. eheh!

    Como tive de cortar em 3 peças tive de inventar algumas ligações mas tirando isso a instalação é fácil.

    Como referiste, a fita adesiva não é grande coisa, quanto à cor dos leds é realmente branca mas era o que eu pretendia.

    O preço não chegou a 21€ - http://goo.gl/VRSEz - foi o mais barato que encontrei.

    Durante a montagem, a ficha da fonte de alimentação partiu-se, mas como não tencionava usá-la não me chateei muito, por norma basta contactar o vendedor que eles enviam outra peça!

    Boas Montagens,
    Roberto Francisco

    ResponderEliminar
  3. Ola,

    Eu adquiri dois conjuntos desdes no ikea :
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50192068/

    Cada kit, é composto por 3 segmentos + 1 carregador com botao on/off, e suportes de fixação.

    De momento tenho 6 elementos ligados a apenas um transformador, a funcionar lindamente, super fácil de aplicar, e como as fitas são revestidas a plástico, são fáceis de limpar.

    Também já fiz o mesmo na cozinha de casa dos meus pais.

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos. Tenho andado a pensar em fazer uma coisa assim, na minha cozinha, mas as referências dos LEDs são tantas que não sei qual escolher(5050, 3538, 5630, etc)...para uma cozinha qual aconselham?

    obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Quanto.maior o número, maior a claridade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails