quinta-feira, 25 de abril de 2013

Wattio no Indiegogo


Há uma empresa espanhola que nos propõe mais um sistema de controlo doméstico, com um gateway central com LCD touchscreen, gestão de consumos, e controlo remoto de equipamentos, e que já conseguiu financiamento usando o site de crowdfunding Indiegogo: o WATTIO.

O projecto já está "garantido", e caso estejam interessados têm poucos dias até ao seu encerramento para aderir. Por $179 (cerca de 140€), podem conseguir um "Pack Conforto" com desconto, que inclui um módulo central "Gate", um termostato "Thermic", e um medidor de consumos eléctricos "Bat". Caso pretendam controlar equipamentos através de módulos de tomada, necessitarão pagar mais $40 por cada um - o que não me parece oferecer grande vantagem face a soluções já existentes. O sistema usa Zigbee para comunicação, sendo que cada módulo de tomada serve também de repetidor e garante que a comunicação chegará a toda a casa.


Como não poderia deixar de ser, o sistema pode também ser controlado via smartphones/tablets, e tem um serviço online que permite ver relatórios detalhados dos consumos, etc. (Embora seja necessário pagar $12 anuais - sendo que os primeiros três anos são oferecidos).

... Penso que melhor seria se se tivessem dedicado a construir módulos de tomada ZigBee (ou micromódulos) a preços bem mais atractivos - pois é precisamente isso que faz falta.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails