terça-feira, 19 de março de 2013

Domoticz - Software para Domótica Open Source


No processo de automação de uma casa, o hardware e dos diferentes módulos de controlo são essenciais. No entanto, convém não esquecer que a verdadeira inteligência está a cargo do software que escolherem para gerir tudo isso. No mercado não faltam programas destinados a esse fim, dos comerciais aos gratuitos, dos mais populares aos mais desconhecidos; e hoje trago-vos mais um: o Domoticz.

Este é um dos programas que faz parte da categoria dos gratuitos, e que ainda por cima é open-source, o que poderá dar algum descanso aos que gostarem de não ficarem dependentes do desenvolvimento feito por terceiros (ou que gostem de modificar as coisas de modo a que melhor se adeqúem às suas necessidades).

Pode funcionar em Windows ou Linux (incluindo no Raspberry Pi), e usa como módulo central o sempre versátil módulo RX/TX RF da RFXCOM.


Outra coisa bastante prática é a utilização de um interface em HTML5 que automaticamente se ajusta aos equipamentos mobile e pode ser acedido a partir de qualquer browser.

Um último ponto que merece destaque, é que podem igualmente configurar o sistema para enviar push notificações para o vosso iPhone ou Android (será necessário terem uma app como o Prowl no caso do iPhone, mas sempre é melhor ter essa possibilidade do que não a ter).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails