segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Tarifa Bi-Horária na Galp
Era uma questão que estava a deixar muitos consumidores preocupados: a obrigatoriedade da passagem para o mercado liberalizado, onde não existia uma oferta que contemplasse as tarifas bi-horárias para a electricidade, a que tantos portugueses já se habituaram (e que faz todo o sentido, fornecendo energia mais barata nos períodos de menor consumo).
Felizmente, já começaram a surgir propostas de bi-horário na GALP - e no caso da EDP, embora já estejam igualmente prometidas teremos que esperar até 2013 para ver o que nos irão propor.
Os períodos de "vazio" (energia mais barata) são exactamente os mesmos que tinhamos na EDP (e que previsivelmente serão os mesmos que continuarão a existir em 2013) - estando igualmente separados em modalidades de ciclo semanal e diário, que já tinham sido alvo da nossa análise para saber se o bi-horário compensa.
No ciclo diário, têm acesso à electricidade mais barata todos os dias das 22h às 08h. No caso do ciclo semanal, as coisas ficam um pouco mais confusas, com o período de vazio a ser das 0h às 07 de 2ª a 6ª; das 0h às 24h no Domingo; e no sabádo a ter alguns períodos misturados, e que variam conforme se esteja em horário de Inverno/Verão.
Mas tal como anteriormente, o ciclo semanal acabar por ter mais horas "baratas" por semana (76h vs 70h) - embora à custa de começar mais tarde aos dias de semana. Como sempre... é questão de fazerem as contas e/ou adaptarem algumas das vossas rotinas de forma a tirarem o máximo proveito da electricidade mais barata.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É pena ser apenas para quem tem também gás, que ão é o meu caso :(
ResponderEliminar