quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Meter Plug - um Tomada Inteligente com Bluetooth



É tema recorrente por aqui a questão da monitorização dos consumos eléctricos. E assim que se tem acesso aos consumos totais do nosso lar, a questão seguinte é: e se fosse possível monitorizar independentemente cada tomada, para sabermos que parte desse consumo é relativo ao frigorífico, computador, televisor, etc?

Este Meter Plug é um projecto no IndieGogo que está em busca de financiamento para criar uns módulos de tomada que permitem contabilizar o seu consumo (e controlo remoto das mesmas) via bluetooth (4.0) - oferecendo até a possibilidade de se desligarem algumas tomadas quando se afastam e ligá-las quando se aproximam, automaticamente.

O preço pedido está dentro da média que actualmente se espera para este tipo de produtos: de $45/50 por tomada. Que traduzido para euros faz com que possam apanhar duas destas tomadas por 75€ ($100 já com portes internacionais) o que me parece um bom negócio - embora se tenha que enfrentar a questão de ser um sistema que poderá não ser fácil integrar com o sistema de controlo que já eventualmente possuirem.


E por último, a parte que potencialmente mais nos interessará: sim... está também disponível em versão para tomadas europeias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails