domingo, 11 de novembro de 2012

Londres vai ter Iluminação Pública controlada via... iPad


Numa altura que todos se preocupam com a eficiência, e nas nossas próprias casas muitos já começaram a ter procupações na altura de substituir as lâmpadas que vão fundindo - optando por modelos mais económicos e eficientes, como as CFL e as lâmpadas LED - certamente já terão pensado no enorme potencial para poupança que há na iluminação pública.

Em Londres, parecem estar bem sensibilizados para isso, e a cidade planeia alterar grande parte da sua iluminação pública para lâmpadas inteligentes. O investimento de 3,23 milhões de libras será recuperado em cerca de 6 anos, já que as novas lâmpadas permitem poupar cerca de 500 mil libras anualmente, para além do custo mais reduzido de manutenção graças à maior longevidade.

Com este sistemas, a lâmpada pode avisar o centro de controlo sempre que houver algum problema - e o próprio técnico pode controlar cada uma das 14 mil lâmpadas usando uma App no seu iPad (interrogo-me quando começarão as tentativas de hacking! :)

Com este sistema, em vez da cidade recorrer ao apagar de luzes em certas zonas, ou alternadamente em sequência para poupar electricidade, torna-se possível reduzir a intensidade da iluminação de acordo com a necessidade.

Parece-me o tipo de investimento que todas as cidades deveriam fazer (e nas nossas casas também.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails