sábado, 24 de novembro de 2012

Ligar um PC Remotamente com um Electric Imp


Lembram-se do Electric Imp - o pequeno cartão que quer colocar todos os dispositivos ligados à internet, sem complicações? Hoje trago-vos um projecto que permite fazer algo que já poderá ter passado pela cabeça de muitas pessoas: como é que posso poupar energia deixando o meu computador em casa desligado... mas ter forma de o ligar para lhe poder aceder remotamente?

Nos casos em que o PC está ligado via rede por cabo, poderá usar-se algo como o Wake-on-Lan, mas se usam exclusivamente rede WiFi, a coisa torna-se mais complicada. É precisamente o tipo de coisa para a qual podemos usar um Electric Imp para simplificar. Este impBoot é um projecto que permite ligar um PC remotamente via Electric IMP (ou poderão alterá-lo facilmente para ligar/desligar qualquer outra coisa, obviamente).

Por agora ainda é coisa que dá algum trabalho... mas não me parece difícil imaginar que daqui por alguns anos, este tipo de coisa se torne tão natural - e integrada em todo o tipo de equipamentos - que até nos pareça difícil imaginar que houve tempos em que tinhamos coisas "desligadas" da internet e sem possibilidade de acesso/controlo remoto.

Em breve teremos alguns tutoriais sobre como dar uso a estes Electric Imp... e também a Raspberry Pi's. Equipamentos que permitem que um maior número de pessoas possa tornar as suas ideias realidade, a baixo custo. (Estou a planear usar um Raspberry Pi como "servidor caseiro" para tomar conta de todas as tarefas de domótica, e assim dispensando o uso de um PC sempre ligado - mas, é coisa que irei fazendo passo a passo e partilhando convosco que tal está a correr. :)

E por falar em Raspberry Pi's e Electric Imps, mantenham-se atentos, pois vamos ter novidades para a semana, no Aberto até de Madrugada a esse respeito. ;)

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails