quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Controlar as Luzes com o Comando da TV


Se há coisa que rapidamente chateia qualquer pessoa, é ter uma quantidade imensa de telecomandos em cima da mesa da sala: é o comando da box, da TV, da aparelhagem, do ar condicionado, etc. Muitas das vezes podemos simplificar a coisa dando uso a um tele-comando programável universal, mas... e se o usassemos também para controlar as luzes, assim evitando ter que mexer em qualquer outro comando ou controlador quando pretendemos ver um filme e já estamos com o comando na mão?

É isso mesmo que Andrew F fez em sua casa, e como poderemos ver, não é assim tão complicado dar uso a um Arduino para controlar as luzes via telecomando IR.

Agora só faltava ali meter um triac para fazer dimming e soft-fade ao ligar e desligar, e ficava perfeito. ;)

Mas nos próximos tempos, os meus testes vão estar centralizados no Raspberry Pi, e já avaliarei as suas capacidades como "central" de domótica para uma casa (assim poupando a necessidade de um PC sempre ligado).


1 comentário:

  1. Ora aí está um possível excelente post do qual vou ficar à espera com muita expectativa!
    A raspberry pi além do consumo reduzido apresenta também a flexibilidade de controlar as portas GPIO através de linguagens de programação mais genéricas que o arduino (phyton, c/c++, ...) o que faz com que seja mais facilmente alcançável.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails