quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Philips Hue - Lâmpadas Inteligentes na Apple Store

[Post originalmente publicado no Aberto até de Madrugada]


Quando vi a notícia que a Apple iria começar a vender lâmpadas inteligentes, confesso que até fiquei assustado.

É que já estava a ver mais um caso de uma tecnologia que existe há anos, mas em que niguém parece ainda ter apostado a sério (e com preços acessíveis), e que seria a Apple novamente a vir fazer o papel de grande herói a trazer isto para o mercado, para todos, e de forma que todos desejassem.

E nem vamos falar do Android@Home... que depois da apresentação com pompa e circunstância... parece ter desaparecido sem deixar rasto! (E que tinha prometido lâmpadas deste estilo, para o final de... 2011!)

Mas... não foi ainda a ofensiva Apple que eu imaginava. A Apple vai simplesmente vender nas suas Apple Store as lâmpadas Philips Hue.



As Philips Hue são lâmpadas LED "inteligentes" que podem ser controladas a partir de uma App no iPhone ou iPad.

O sistema dá uso a um pequeno aparelho que se liga ao router WiFi e que comunica com as lâmpadas (via wireless, usando ZigBee), e quanto às lâmpadas... é só colocá-las nos casquilhos que desejarem, como qualquer lâmpada normal. A Philips diz que futuramente disponibilizará lâmpadas de outros tipos: spots, downlights, etc.

Com o sistema todo instalado, podem configurar as lâmpadas ao vosso gosto, dando-lhes os nomes que desejarem (sala, quarto, etc.), criando grupos, e podendo mudar a intensidade e cor de cada uma ao vosso gosto. Não faltam também os cenários pré-configurados, que podem ser activados automaticamente em horários pré-programados. Caso desejem controlá-las remotamente quando estão fora de casa, também o podem fazer a partir de um portal online.

O sistema permite também uma funcionalidade interessante, que é a de gerar notificações caso algo aconteça - ou não. Por exemplo, podem perdir para ser avisados caso uma lâmpada não seja ligada durante um certo tempo durante a manhã: o que poderá servir para alertar caso alguma pessoa idosa esteja com problemas para se levantar da cama; ou alguma criança mais dorminhoca se esteja a atrasar para ir para a escola.

O starter kit traz a bridge ZigBee e três lâmpadas (custa $199) e podem comprar lâmpadas adicionais por $59. Não é barato mas, ao menos é um sistema que dá uso a um protocolo aberto e standard, o que facilita a sua integração com outros sistemas. Por agora as Philips Hue são de venda exclusiva na Apple Store e também deverão estar disponíveis na loja portuguesa a partir de hoje.

3 comentários:

  1. O protocolo ZigBee não é assim tão aberto: "The requirements for membership in the ZigBee Alliance causes problems for open-source developers because the annual fee conflicts with the GNU General Public Licence.[7] The requirement for the developer to join the ZigBee Alliance similarly conflicts with most other free software licenses.[8]" wikipedia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é para fazer parte da Aliança. A questão de ser aberto é a de poderes comprar um chip que use o ZigBee (o fabricante é que pagará essas licenças), e poderes usá-lo para o que bem entenderes.

      Eliminar
  2. Pois, mas ao que me parece a única forma de desligar estas lâmpadas é mesmo por controle remoto. Não as podemos desligar no interruptor porque senão deixamos de as poder controlar :(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails