sábado, 27 de outubro de 2012

As Cidades do Futuro da Panasonic


Embora não passem de projectos piloto que de pouco servirão para equilibrar os enormes desperdícios feito pelo resto do planeta, o que é certo é que será sempre de louvar todos os pequenos passos em direcção a um futuro mais limpe auto-sustentável.

A Panasonic tem contribuído para construir algumas cidades inteligentes espalhadas pelo mundo, incluindo a a maior cidade inteligente e sustentável da Europa em Skolkovo, a 20 km a oeste de Moscovo. Com uma superfície de 400 hectares o projecto tenciona criar uma das cidades líderes em investigação e desenvolvimento do mundo, que deverá albergar 31 mil pessoas.


 A “Cidade Inovadora” de Skolkovo estará pronta entre 2014 e 2015, sendo que o projeto consiste na criação do Instituto Skolkovo da Ciência e Tecnologia, centros de investigação e desenvolvimento, instalações de educação, casas, infraestruturas e pequenos negócios.

 A Panasonic será a responsável por aplicar a sua tecnologia de bombas de calor, painéis fotovoltaicos e de baterias de litio-ion para criar e armazenar energia.


No outro lado do mundo, a Panasonic está também envolvida na construição da cidade e autossuficiente de Fujisawa, a 50 km a oeste de Tóquio. As obras tiverem início em Setembro e esta nova “Eco Cidade” tem a abertura prevista para 2014. Está previsto que em Fujisawa o dispêndio de energia diminua até 70% nas residências e até 20% nas zonas comuns da cidade.

 A Panasonic irá também aplicar soluções para toda a comunidade mediante a utilização de tecnologias para poupar energia, sistemas de criação de energia e de armazenamento de energia para as 1.000 habitações existentes. A Panasonic tenciona criar cidades inteligentes como a de Fujisawa em outras zonas do Japão e também em outros países.


1 comentário:

  1. Desenvolvimento Sustentável é satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
    Leia mais sobre soluções sobre cidade do futuro!

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/

    Alessandra Ribeiro

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails