quinta-feira, 26 de julho de 2012

Electricidade e Gás vão Ter "Lista Negra" de Consumidores

Com a chegada do mercado liberalizado da electricidade e do gás, chega também uma "lista negra" para que as empresas possam facilmente identificar os consumidores que tenham dívidas superiores a 75€ por pagar.

Para quem ainda tivesse dúvidas, e esperasse que a liberalização do mercado tivesse qualquer tipo de vantagem para os consumidores (a tal promessa da "concorrência" que faria baixar os preços) fica mais uma vez demonstrado que... não irá ser o caso.

Não quero com isto defender quem não paga. Nada tenho contra esta medida que, relembro, também é usada em outros sectores: banca, seguros, etc. Tirando as devidas excepções - de um consumidor que possa estar em processo de litígio por contas erradas (ainda recentemente tivemos o caso dos contadores mal ajustados!) e que poderão ser colocados nesta lista negra sem o merecerem - é uma medida que se pode dizer que é justa. Afinal... um cliente que não pague... é alguém que deve ser "punido".

No entanto, não posso deixar de achar estranho que a prioridade destas empresas comece já por este lado, em vez de - por exemplo - lhes ser exigido formas mais transparentes de medição dos consumos (porque não exigir aos operadores liberalizados que disponibilizassem contadores inteligentes, que permitissem aos consumidores ver o consumo diário detalhadamente?)... para não falar nas ainda ausentes tarifas bi-horárias,  ou na abolição das exageradas taxas extra que são cobradas para além da electricidade fornecida?

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails