quarta-feira, 20 de junho de 2012

Monitorizar Consumos de Diversos Aparelhos


Das muitas soluções que por cá temos falado a respeito da monitorização dos consumos eléctricos, a grande maioria deles recai sobre uma de duas variantes: ou tem a ver com a monitorização de um único equipamento/electrodoméstico (com um medidor de tomada, por exemplo); ou para a monitorização de toda a casa, com um sensor instalado no quadro eléctrico.

Para muitas pessoas, esse primeiro contacto com o "ver" o quanto se está a gastar rapidamente leva a outras ideias, como a possibilidade de monitorizar o consumo de diversos aparelhos em simultâneo, mas de forma individual.

Este Sassor é um projecto que dá uso a vários módulos de monitorização de consumo que comunicam via ZigBee com um módulo central com um Arduino.

Embora não esteja ainda disponível para comercialização, poderá servir de inspiração para todos os que se quiserem dedicar a um projecto para este verão. Afinal... como o tempo é de crise, em vez de gastarem dinheiro em férias, podem muito bem comprar um Raspberry Pi, ou um Arduino, e uns módulos wireless (preferencialmente já WiFi para simplificar a integração com a vossa rede doméstica)... e pôr mãos à obra! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails