domingo, 20 de maio de 2012

Electric Imp - o Futuro da "Internet of Things"?

Publicado originalmente no Aberto até de Madrugada - desculpem a repetição, mas é um tema que justifica a republicação aqui na "Casinha". :)


Parece milagre! Alguém parece estar prestes a concretizar um pequeno passo que se poderá vir a tornar numa das maiores revoluções dos próximos anos... e, pior que tudo, nem sei por onde começar a tentar explicar-vos de que se trata! :)

Se já fazem parte do crescente número de pessoas com smartphones, provavelmente já terão sentido a "chatice" que é utilizar equipamentos que não estejam ligados à internet. Se num smartphone podem tirar uma foto e rapidamente a partilhar no Facebook/Twitter/email/etc; com uma câmara digital, a coisa obriga a ligar a câmara com um cabo ao computador, etc. etc.

E, isto acaba por se aplicar a tudo e mais alguma coisa: porque motivo não podem controlar a vossa TV com o vosso smartphone (nalguns casos já poderão fazê-lo, eu sei); ou controlar as lâmpadas em vossa casa; ou os electrodomésticos; ou "tudo" o que desejarem?


É precisamente isso que este Electric Imp pretende fazer, ao proporcionar um pequeno dispositivo (do tamanhop de um cartão SD) que na realidade é um microcomputador com WiFi, com um custo de apenas $25 dólares.


Como exemplo, que vos parece uma tomada onde podem instalar um destes pequenos módulos, e que automaticamente permitiria que controlassem o que lá estivesse ligado a partido do vosso smartphone, em qualquer ponto do mundo, assim como monitorizar os seus consumos?



As possibilidades deste Electric Imp são tantas que... até me faz rodopiar a cabeça imaginar o que tornará possível.

E quem é responsável por concretizar uma coisas destas? Peter Hartley, Hugo Fiennes, e Kevin Fox; nomes que serão desconhecidos para a maioria das pessoas, mas que ganham outra dimensão quando se descobre que um deles foi o responsável pelo hardware dos primeiros quatro iPhones; e outro foi o responsável pelo interface do Gmail (para além de ter trabalhado também no Facebook e Mozilla). Ou seja... pessoas que, de uma forma ou de outra, já são responsáveis por terem "mudado o mundo", e que agora prometem repetir a dose.


Como os seus criadores dizem - e bem - há anos que os fabricantes tentam acertar num forma "universal" de ligar este tipo de coisas: Z-Wave, Zigbee, etc. Mas que acabam por ser soluções "fechadas" e que não permitem a interoperabilidade entre tudo como se deseja. Por outro lado, temos também coisas tão simples como balanças que mandam o peso para a internet... mas pelas quais se cobram autênticas fortunas.

Com este Electric Imp, tudo isso passa a ser possível a um custo quase "ridículo", e que automaticamente faz com que tudo e qualquer coisa possa estar ligada à internet.

Aliás, a ideia terá surgido com um dos seus fundadores terá desejado ligar uma fita de LEDs RGB em casa, mas controlá-la de forma a representar diferentes estados (como por exemplo, mudar de cor em função do estado do tempo lido da internet.) Algo que certamente muitos de vocês já terão pensado em fazer... mas que depois na prática obriga a ter conhecimentos sobre programação, e  electrónica, e jeito para soldar fios.

Com este Electric Imp a ideia é colocar tudo isto à disposição de todos, sem complicações... e a baixo custo!

As possibilidades são mesmo imensas...

Noutro dos exemplos, refere-se que um electrodoméstico como uma máquina de lavar, para além de poder ser controlada de forma mais inteligente, de forma a tirar partido das melhores tarifas para poupar dinheiro, poderia igualmente enviar relatórios sobre o seu estado para a internet, permitindo analisar se o motor estaria a gastar mais energia que o esperado - ou detectar preventivamente outro tipo de avarias.


Depois de tantas décadas de espera... será que vai ser mesmo desta que todos poderemos tornar as nossas casas mais inteligentes sem ter que dar cabeçadas na parede devido a diferentes sistemas não "falam" entre eles?

Espero bem que sim... só fica preocupação com as questões de segurança: olhem se um "atacante" ganha controlo sobre os aparelhos eléctricos em vossa casa; ou se um virus começa a ligar as luzes e aparelhagem de som nas alturas às 03h da manhã; ou ainda, um malware que liga o sistema de rega automática sempre que o detector de movimento detecta alguém no jardim? ;)

Electric Imp... a seguir com *muita* atenção daqui para a frente!

2 comentários:

  1. Bastante interessante! "Electric Imp... a seguir com *muita* atenção daqui para a frente!" -> sem dúvida!

    ResponderEliminar
  2. Quando e que esta prevista a venda disto em Portugal?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails