quinta-feira, 17 de maio de 2012

Análise Medidor de Consumos OWL CM180


A questão da poupança energética é algo que se vai tornando cada vez mais essencial nesta altura de austeridade, em que os rendimentos da maioria dos portugueses vai diminuido e o preço da energia vai aumentando.

Embora haja uma enorme diversidade de sistemas de monitorização, hoje trago-vos uma das opção mais básicas para quem pretender controlar os consumos totais de sua casa: o OWL Micro+ CM180, que me foi cedido para testes pela Monitores Energia.

O OWL Micro+ CM180

Tendo recebido um modelo "protótipo", não vos posso mostrar as fotos da caixa como irá ser comercializada. Mas, o que interessa é o que está no seu interior.



Este OWL permite monitorizar continuamente os consumos, apresentando o valor da potência eléctrica consumida, ou o custo da mesma. Para isso, recorre a um sensor que deverá ser colocado no quadro eléctrico, e que transmite os dados para o display/monitor que pode ser colocado em qualquer lado.

A pinça do sensor de monitorização deverá ser colocada apenas num dos cabos eléctricos (fase ou neutro). No caso de uma instalação trifásica será necessária a compra de duas pinças adicionais para as restantes fases.




Quer o display quer o sensor funcionam a pilhas, o que facilita a sua instalação em qualquer lado (embora pessoalmente preferisse que o sensor que fica no quadro tivesse a possibilidade de ser ligado a um pequeno transformador... e assim nunca mais precisar de substituir pilhas - embora tal seja minimizado pelo facto de ter uma autonomia alargada que deverá ser suficiente para quase um ano de operação.)


Em Funcionamento



Embora o propósito mais habitual deste tipo de monitores de consumos seja o de medir o consumo total de uma residência (instalado no quadro), nada nos impede de o utilizar para medir apenas algumas secções específicas... ou apenas um único equipamento, como aqui fiz para ilustrar a precisão da medição.

Ligado a um dimmer que controla duas lâmpadas de 40W, o medidor indica precisamente o valor de 80W com a luz "no máximo"... reduzindo-se à medida que vamos reduzindo a intensidade luminosa.
(Eu sei, mesmo utilizando estas lâmpadas apenas como "backlight" para a TV, em intensidade reduzida, já era tempo de as ter trocado por uns LEDs mais eficientes e poupadinhos... :)


Apreciação Final



Este OWL faz precisamente aquilo a que se propõe, mas no entanto tem algumas limitações que rapidamente se poderão revelar. É que, logo a seguir ao entusiasmo inicial de sabermos os consumos de nossa casa, ficaremos com a vontade de guardar um histórico destes dados para uma análise mais aprofundada.

Ora, isso é algo que podemos fazer com outros modelos que permitem a sua ligação ao PC via USB, como o OWL CM160, mas não com este CM180. Pelo menos, não neste momento, já que para breve está prometido o Owl Intuition Family, que permitirá enviar estes dados para um serviço na Internet, e assim tornar estes medidores mais atractivos.

Ainda assim, há muito que se pode fazer apenas no próprio display:


  • Consumo em tempo real e acumulado de consumo em kW e kWh
  • Consumo real e acumulado de consumo em £,$,€
  • Consumo real e acumulado de consumo do equivalente de emissões de CO2
  • Médias de Consumo por Dia, Semana e Mês
  • Comparação/histórico de Consumos por Dia


Mas... nada chega a poder ter estes dados no PC (ou na Internet) e com uma apresentação visualmente mais útil e agradável de decifrar.

Um último pormenor é o facto de a maioria destes sistemas (este CM180 incluido) não estar preparado para a "complicação" das nossas tarifas bi-horárias. Embora seja possível definir preços diferentes para o nosso ciclo diário; não é possível programar o nosso ciclo semanal, com diferentes horários durante os dias da semana e fins-de-semana. Neste caso, a função de visualização do custo não irá bater certo com a factura final.

Seja como for, está mais que visto e demonstrado que a monitorização e visualização dos consumos eléctricos em nossa casa é um passo essencial para promover e analisar a poupança. Após alguns dias ou semanas começarão a ver os padrões de consumo, e detectar as situações mais críticas onde poderão fazer algumas mudanças: por exemplo, se virem que quando vão sair de casa continuam a gastar várias centenas de watts, é sinal que algo poderá ter ficado ligado por esquecimento; assim como poder fazer as contas e ver em quanto tempo a troca de um equipamento velho e gastador de energia por outro mais recente e mais eficiente, será compensadora.


E para vos ajudar a poupar desde já, a Monitores Energia disponibiliza a todos os nossos leitores 10% de desconto em qualquer compra, mantendo os portes gratuitos para encomendas de monitores energéticos

Para isso terão apenas que utilizar o código de desconto: AMAC-OWL.

19 comentários:

  1. Boa, e o código de desconto funciona com o bem mais interessante OWL CM160+USB

    ResponderEliminar
  2. Até que distancias funcionam 1 do outro? (display&sensor)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O manual indica 30m. Testei com 2 pisos, e umas paredes pelo meio, e nao houve sítio onde nao apanhasse.

      Eliminar
  3. viva Carlos!

    Sabes se é possível com o OWL cm160 ou o Efergy e2 obter dados diretamente e em tempo-real para uma BD mysql ou um txt ou uma coisa qualquer sem ser para o programa nativo deles?

    Isto para recolher os dados e apresentá-los depois à nossa maneira (até online eventualmente...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O módulo que manda para a internet já está mesmo a chegar... imagino que possa haver forma de depois exportar os dados de lá para fora.

      Eliminar
  4. Pois eu sei, mas eu referia-me sem ter o módulo! Até porque o módulo deve ter pelo menos uma mensalidade, não?!

    Presumo que tanto um como outro funcione apenas com o SW proprietário, o que implica que para descarregar os dados seja necessário, abrir o programa, fazer uns quantos clicks, etc...

    A ideia era tornar este processo automático!


    Mas mesmo assim deve haver forma de "vasculhar" o SW e conseguir isso, acho que vou arriscar comprar uma coisa destas. Só estou na dúvida entre o CM160 e o Efergy, qual achas melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é sem mensalidade. :)

      Entre a versão com USB ou com o módulo que manda para a net, deve haver forma de fazer o que pretendes. (Quando receber o módulo da internet para testar, logo te digo).

      Tradicionalmente, numa solução como a minha - usei um receptor universal, e depois faço o que bem me apetecer com os dados dos sensores wireless que ele recebe. (Mas isso obriga a que a programação seja feita da nossa parte.)

      Pessoalmente, prefiro uma solução que mande para a internet, que assim evita as chatices de ter um PC a funcionar em casa com o programa e base de dados (que depois te, as questões de uptime, backups, etc. etc.)

      Eliminar
  5. Pois eu também tenho um RFXCOM (já trocámos uns emails) e essa é sempre uma possibilidade.

    Será que o modulo de internet funciona diretamente com o OWL 160 ou é só com este 180?

    Senão estou capaz de comprar um cm160 e depois quando chegar o modulo de internet logo se vê!

    ResponderEliminar
  6. hummm isso é interessante, porque assim comprava o 180 e não o 160 e ainda poupava uns cobres :)´

    Vou aguardar mais uns tempos então...

    ResponderEliminar
  7. pode comprar direto no site http://monitoresenergia.com/loja/monitor-energia/owl-cm160-usb/ é confiavel ?
    e com esse aparelho através do programa tenho acesso aos custos e gráficos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A loja é confiável, foram eles que nos cederam este medidor para teste (está indicado o site no início do post. :)

      E sim tem-se acesso aos gráficos, mas já lhes pedi para virem cá responder-te e explicar em mais detalhe.

      Eliminar
    2. Olá Lyster Machado,

      Desde já obrigado pelo interesse pelos produtos OWL.

      Sim o monitor CM160 permite por ligação USB consultar todo o histórico de consumos e respectivos gráficos para podermos analisar e reduzir os consumos mês após mês.

      Se te sentires mais seguro podes optar por pagamento por PayPal (com 30 dias de money back) ou por Contra reembolso, pagando apenas quando receberes a encomenda.

      Qualquer questão não hesites em contactar geral(at)owl.com.pt

      Eliminar
    3. Viva,

      O OWL Intuition já está disponível no site oficial. Quando é que disponibilizam isso na vossa loja?

      Eliminar
  8. Boa noite. Estava para adquirir dois sensores trifásicos na vossa loja, mas o código promocional já não é válido. Ainda têm algum código promocional válido?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa noite. Estava para adquirir na vossa loja dois sensores trifásicos, mas o código promocional já não funciona. Ainda têm algum código válido?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Diria que o site está em baixo... será que a monitores energia pifou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão em remodelação mas deverão regressar em breve. :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails