sexta-feira, 27 de abril de 2012

Velocidades Powerline em Portugal



É uma das perguntas que reconterremente me colocam: que velocidade posso eu esperar das soluções de ligação de rede por powerline?

Uma pergunta que se torna de resposta algo difícil, uma vez que este tipo de sistemas dependerá bastante da qualidade da vossa instalação eléctrica, assim como de potenciais equipamentos/electrodomésticos que tenham e que possam interferir com a qualidade do sinal.

Mas, a Devolo disponibilizou recentemente dados estatísticos sobre o desempenho das redes criadas com os seus produtos pelos utilizadores portugueses (dados esses que são fornecido de forma anónima e voluntária).

De acordo com esta informação, recolhida pela devolo até ao final de 2011, os utilizadores portugueses que utilizam adaptadores devolo dLAN de 200 Mbps têm velocidades médias de 136,2 Mbps.

No caso das redes que utilizam a geração mais recente de adaptadores devolo dLAN de 500 Mbps, a velocidade média praticamente duplica, para os 274.1 Mbps - sendo que há casos de utilizadores que conseguem atingir velocidades acima dos 450Mbps (e que comprovam que efectivamente os "500Mbps" podem ser atingidos em circunstâncias reais).


Caso utilizem redes powerline, de que forma é que estes números se comparam com os que obtêm em vossa casa?

2 comentários:

  1. Quanto aos de 500 Mbps não sei, mas tenho 4 de 200 Mbps em casa (primeira geração, sem tomada passthrough) e posso confirmar que as velocidades que tenho conferem com a informação da devolo. No entanto, tenho melhor velocidades nuns do que noutros, o que tb é suposto porque tenho dois ligados directamente na tomada da parede e outros dois ligados num bloco de tomadas, o que eles não aconselham...

    ResponderEliminar
  2. Bem a distancia julgo ser fator importante.Aqui em casa tenho dois tplink separados por uns uns cerca de 30m e dao uns 60mbps.
    Julgo que a comunicação entre eles e a 200mbps, mas as portas sao de 100mbps.
    a distancia e o fator q marca. Mesmo dentro do apartamento com gigabit ethernet em 10 m nao passo de 400/500mbps com utp 5e. Com 6 os resultados seriam melhores certamente.
    mas powerline e uma boa solução onde nao e possivel ter utp ou wifi.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails