segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reactor Solar Produz HIdrogénio de Forma Limpa


Muito se fala do hidrogénio como fonte limpa e renovável para o futuro, no entanto o hidrogénio continua a ser produzido a partir do gás natural, um combustível fóssil, e ainda por cima libertando dióxido de carbono nessa conversão.

Para que o hidrogénio seja verdadeiramente sustentável, há que encontrar novas formas de o produzir de forma eficiente e sustentável. Algo que inspirou Erik Koepf, que está a fazer o doutoramento em engenharia mecância, a criar um reactor solar que utiliza luz solar concentrada e óxido de zinco para produzir hidrogénio de forma limpa.

Usando a luz solar concentrada para atingir temperaturas superiores a 1600ºC, o pó do óxido de zinco é depois introduzido no reactor, criando vapor de zinco que depois produzirá hidrogénio ao reagir com água.

Os resíduos do óxido de zinco que resultam deste processo podem ser reutilizados, tornano o processo auto-suficiente.

O reactor irá ter testado no Instituto Federal da Tecnologia em Zurique durante as próximas semanas, para validar a sua eficácia e eficiência. Esperemos que os resultados nos permitam olhar para um futuro onde a energia não seja sinónimo de conflitos e poluição!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails