quinta-feira, 22 de março de 2012
Tomada Controlada por USB
Nem será preciso relembrar que a melhor forma de poupar electricidade é desligar todos os equipamentos que não sejam necessários, e se possível arranjar forma de fazer isso automaticamente - e assim evitar esquecimentos. Uma política que agora se torna ainda mais importante devido aos aumentos bastante significativos que a electricidade tem tido e que se irão agravar ainda mais no futuro.
A sugestão de hoje é a criação de uma tomada controlada por USB e que está ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de à vontade com um serro de soldar e alguns componentes electrónicos.
Esta solução económica e prática de implementar não será propriamente "controlada" por USB, uma vez que apenas dá uso à presença/ausência de voltagem numa porta USB do vosso PC para desligar a tomada quando o PC está desligado, e ligá-la assim que o PC é ligado; mas ainda assim será suficiente para lá se pendurem todos os equipamentos acessórios do vosso PC que não façam sentido ficar ligados quando o PC está desligado: colunas de som, monitores, impressoras, etc.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas.
ResponderEliminarSou um leitor atento deste blog. já instalei por exemplo o meo energy. Assim comecei a eliminar os standby´s aqui descritos. Já tinha pensado numa solução idêntica à descrita, mas como com certeza já alguém pensou o mesmo que eu, decidi pesquisar...
Lá encontrei o que pretendia.
Uma tomada que assim que detecta que o pc desliga, após 2 minutos desliga tudo o que está na régua. Aqui fica o link. https://energenie4u.co.uk/index.php/catalogue/product/STANDBY-SAVER-1
no ebay o mesmo artigo ainda se encontra mais barato. acho que pelo preço não vale a pena inventar e ainda levar choques...hehe..
Assim já matei os 7w das colunas de som e os 7 watts do pc.
Visto que estes dois aparelhos consomem mais de 22 euros anuais, em seis meses está paga.
parabéns pelo blog.
Excelente. Há versões com tomadas das nossas?
EliminarBoas...
EliminarCom a nossa versão não tem.
Ou seja vem com a versão de UK.
a solução passa por mandar vir do site os adaptadores, ou fazer como eu fiz, comprar cá duas fichas ( macho e fêmea ) e substituir.
sds
Atenção que para o o energenie funcionar a solução têm de gastar menos de 4oW. Se não me falha a memória o meu CPU desktop em standby mais impressora e monitor gastam mais que isso, daí que habitualmente os desligo numa tomada com botão.
EliminarBoas...
Eliminaracho ques estás enganado.
tenho uma torre que em standby gasta 7w.
A fonte de alimentação é das foleiras.
quando aos 40w isso é verdade, mas também acima de 40 w não pode ser considerado standby.
sds
Se procurar devo conseguir encontrar ainda o esquema mas em 1996 eu e um amigo, durante o nosso curso profissional nível secundário de informática montamos uma placa que controlava 8 interruptores eléctricos através da porta LPT1.
ResponderEliminarCom programação simples em C++ dizíamos quando acender e quando apagar cada tomada.
Isso veio numa revista de electrónica da altura portanto não é assim tão novo quanto isso.
Já me tenho lembrado várias vezes dessa placa até porque com o pc de casa sempre ligado com o acesso por TeamViewer posso sempre controlar algumas coisas lá em casa que seja ligar e desligar.
Só falta saber se há a versão USB pois o LPT1 já acabou em muitos computadores.
Cumps,
Aqui tens a evolução em KIT para faça você mesmo!
ResponderEliminarhttp://www.curto-circuito.com/index.php?main_page=product_info&cPath=418_6_53&products_id=7500
Cumps,
Este é o meu favorito, que já tive montado no candeeiro do meu quarto:
ResponderEliminarhttp://www.curto-circuito.com/index.php?main_page=product_info&cPath=418_6_75&products_id=95
um vulgar interruptor de palmas! bate palmas acende a luz, bate outra vez apaga a luz!
Cumps,