quarta-feira, 28 de março de 2012

Parede Removida causa Derrocada de Andar no Seixal


No Seixal, os moradores de um prédio não terão ganho para o susto quando um dos pisos abateu - devido à remoção de uma parede no andar inferior!

Interrogo-me sobre quem terá achado que pode andar a fazer tais obras no seu andar, sem antes verificar se tais paredes comprometerão a integridade estrutural do edifício... Mas, que este exemplo sirva de lição para todos aqueles que estivessem a pensar transformar o seu apartamente cheio de paredes num espaço open-space sem paredes ou vigas de suporte.

8 comentários:

  1. Não sou engenheiro civil, mas esta noticia parece-me muito superficial. Fica a dúvida: A parede demolida incluía algum pilar de betão? Se não incluía não faz sentido esta conclusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo é que referi a integridade estrutural. Para causar a queda da laje superior, tiveram certamente que retirar algum pilar, ou enfraquecê-lo ao ponto de ruptura...

      Eliminar
    2. Não esquecer que em construções mais antigas, como o caso, era normal existirem paredes mestras, ou seja, em vez de pilares havia paredes que serviam de elementos estruturais de suporte. Pode ter sido o caso.

      Eliminar
  2. Nos anos 70 foram construídos muitos edifícios com uma técnica dita "em túnel". Nestes edifícios não há muitos pilares mas paredes reforçadas com funções estruturais.

    Há muitas pessoas que por ficar feio resolveram eliminar paredes dessas que fazem separação entre sala e corredor ou entre quartos e esperam que os prédios não sofram com isso.

    Não me espanta que as pessoas queiram ter "mais espaço" o que acho mesmo estranho é que haja "empreiteiros" que façam estas obras sem terem em conta a funcionalidade das paredes.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente o meu dia de trabalho normal é feito dessas pérolas, desde demolições de pilares porque querem mudar as divisões, corte de vigas porque a porta de correr tem de entrar para dentro da parede para ficar bonita, ou porque é preciso instalar a tubagem do novo fogão de sala.
    O problema é que os "artistas" que fazem esses trabalhos esquecem que alterar as condições de apoio muda radicalmente os esforços a que esse elemento estrutural vai estar sujeito, pode não cair logo mas as alterações dos esforços vão fazer o elemento estrutural deformar-se de forma que não tinha sido prevista e ao começar essa deformação lenta está a começar uma reacção em cadeia que vai levar ao colapso da estrutura.
    Peço desculpa pela explicação "em cima do joelho" mas se quiserem uma explicação com toda a matemática envolvida apitem :P

    ResponderEliminar
  4. O que foi referido foi a retirada de uma parede. Ora se o predio for em estrutura porticada de betão armado, que influencia tem essa parede?! Está aqui qualquer coisa mal contada.. se eliminaram um pilar ou viga, a coisa é diferente.. está aqui qualquer coisa mal contada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem lhe garante que é uma estrutura "porticada"? Pode não ser o caso como há muitos no nosso país

      Eliminar
    2. Mesmo sendo uma estrutura por pórticos, a fraca qualidade da maioria das construções dessa época leva a que as paredes assumam um papel na estrutura que não deviam ter mas a realidade é que têm. Podemos não gostar mas temos de assumir as coisas como são na realidade e não pelo nome que lhe deram no projecto de estabilidade.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails