sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Edifício Sustentável na Finlândia


Na cidade de Espoo, no sul da Finlândia, está em desenvolvimento um novo conceito de vida urbana sustentável, com a construção de casas energeticamente eficientes. A construtora Skanska está a construir um edifício de apartamentos com a ajuda de empresas como a ABB, a Fortum e a Kone, que será concluído ainda este ano.

O edifício tem a melhor classificação energética - A - à custa da utilização de diversos sistemas para consumo mais eficiente de energia, como no aquecimento e iluminação.

O elevador fornecido pela Kone, por exemplo, vai consumir substancialmente menos energia que um elevador tradicional, com a energia de travagem a ser de novo injectada na rede eléctrica. Além disso, os moradores serão capazes de monitorizar, ajustar e minimizar o consumo de energia através da tecnologia da ABB baseada no protocolo KNX, a ser instalada em cada apartamento, o que lhes permite controlar com precisão a temperatura e iluminação das residências, mesmo que estejam fora, através da internet.

O edifício Espoon Adjutantti torna-se assim o primeiro prédio e utilizar extensivamente a tecnologia KNX, na Finlândia.

"Os aparelhos e iluminação, bem como o sistema de aquecimento eléctrico dos apartamentos, estão ligados a uma rede. Os controladores de rede permitem ao utilizador ajustar o sistema às suas preferências, o que significa que mesmo pequenas poupanças de energia podem ser feitas com precisão e sem esforço ", comenta Paavo Tammisto, responsável de produtos de baixa tensão da ABB na Finlândia.

Além disto, a Fortum, uma empresa de energia finlandesa, instalará no terraço do edifício painéis solares que produzem 15.000 kW de electricidade por ano, proporcionando iluminação às escadas comuns e permitindo o recarregamento de um veículo eléctrico, que poderá ser partilhado pelos moradores.

O fornecimento de electricidade produzida a partir dos painéis solares, juntamente com a tecnologia de ponta de poupança de energia, permite que o impacte ambiental deste edifício seja menor do que o de qualquer outro complexo de apartamentos convencionais, de tipologia e dimensões equivalentes.

[via ABB]

1 comentário:

  1. Talvez não seja do conhecimento geral, mas por cá também se faz algo do género, ou pelo menos tendo em conta as preocupações ambiental e energética. É o caso da Torre Verde, no Parque das Nações, um projecto com 14 anos e de classe A (classificado em 2007) segundo o LiderA.
    [http://goo.gl/QIZ38]

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails