segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tomadas Incendiárias


No outro dia mostrei-vos umas tomadas auto-ejectáveis a que tinha achado piada, e disse que tinha um episódio para vos contar quanto às tomadas. Pois bem, aqui está ele...

Sempre tive algum receio quanto a deixar equipamentos eléctricos ligados em casa quando não estou por lá - algo que há uns anos me foi relembrado quando um desumificador se lembrou de começar a deitar fumo e a cheirar a queimado (era apenas um condensador estourado; mas fez com que a partir daí nunca mais os deixasse temporizados para horas em que não estivesse em casa).

No outro dia, estava eu descansado a ver umas séries de TV, com um aquecedor eléctrico ligado (que o frio não tem dado outra hipótese), quando começo a ouvir aquele característico "crepitar" eléctrico. Incialmente até pensei que fosse algum efeito do som "surround", mas quando me chega ao nariz o cheiro a plástico queimado - alto lá! Isto não é efeito especial nenhum, mas sim algo bem real.

Felizmente naquele lado da parede não tinha nada que pudesse complicar a determinação do culpado: apenas lá estava o aquecedor ligado a uma tomada. Desliguei-o imediatamente, e tirei a ficha da tomada de parede... que estava bem quente, e já chamuscada, com partes do plástico da ficha já semi-derretida.

A minha primeira suspeita foi a de que o aquecedor se tivesse avariado... mas, um aquecedor é simplesmente uma resistência... não tem grande coisa para avariar; pelo que... comecei a olhar para a própria tomada com mais alguma atenção.

Coloquei lá uma pequena luz de presença... e a tomada parecia continuar a funcionar bem.
Mas... passados uns momentos, e tentando "agitar" um pouco a coisa na tomada, lá começou a pequena luz a acender e apagar, mostrando que havia ali algum mau contacto na tomada.

E efectivamente era essa mesmo a origem do problema: o raio de uma tomada com alguma folga nos contactos!

Certamente não terei as tomadas (ou interruptores) da melhor qualidade instalados em casa - alguns dos interruptores também já começam a sofrer do mesmo sintoma, sendo necessário "carregar bem" neles para que não fiquem a "faiscar". Vai ser da maneira que os vou trocando por micro-módulos que permitam a sua operação remota... Mas para isso, preferia que fossem de uma tecnologia mais recente e com mais futuro que os X10. O Z-Wave seria uma hipótese... Mas ficaria mais convencido se o Google realmente puxasse dos galões e nos trouxesse finalmente equipamentos Android@Home para o mercado.

9 comentários:

  1. Não digo q compraste, mas nunca comprar qq coisa q se mete electricidade nas lojas chineses!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Rafael

      Estas são outras "chinesices" (não faço ideia de quem seja o fornecedor do material que me meteram cá em casa na altura da construção).

      Eliminar
  2. Alguma data prevista sobre o Android@Home? Lançaram a bomba e depois nunca mais ouvi falar nada.

    Realmente é um projeto com pernas para andar, mas acho que não vai sair da gaveta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, e com todos estes cancelamentos de serviços "acessórios" que o Google tem feito, não fico muito confiante...

      Eliminar
  3. Se a entrada das tomadas serem redondas ate funcionava,mas essas entradas direitinhas à englesa,america,ou asiaticas,nunca se deve enfiar as nossas nele.Mesmo se tinhas uma tomada das marcas conhecidas,queimava-se na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia foi apenas para ilustração. No meu caso eram as tomadas e fichas normais cá de Portugal.

      Eliminar
  4. Ainda bem que aborda aqui este assunto...na realidade as instalações das casas deviam ser rectificadas e reparadas de tempos a tempos.
    Já agora uma pergunta: há algum detector/analisador que permita ligar-se por exemplo a uma tomada e ligado a um pc e que vá fazendo o diagrama de rede informaticamente ?... Do tipo, numa tomada colocava uma baliza e em outro faziasse o teste...a electricidade percorria o caminho e ia sendo analisada a isntalação electrica... " Capiche ou está confuso ? jotaribas@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, imagino que deva haver coisas desse tipo, mas a preços que devem ser proibitivos para uso doméstico ocasional. Ainda por cima, ao contrário de um teste tipo "cabos de rede", na rede eléctrica poderás ter problemas que apenas se notam quando estiver sob carga mais intensa, tipo 2 ou 3 mil watts ou mais... o que complicaria bastante o teste.

      Eliminar
  5. Olá, as instalações eléctricas domésticas podem durar uma vida se forem de qualidade e dado bom uso, infelizmente nem todos os empreiteiros/ electricistas usam material de qualidade mas aconselho o seguinte, tirar a tomada estragada ou outra igual e leva a uma loja de equipamentos do género para saberes ao certo que material tens em casa, assim podes evitar ter de mudar tudo ou então se for o caso mudar mesmo tudo antes que aconteça pior. Boa sorte.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails