terça-feira, 18 de outubro de 2011

Energia Solar Maximizada com Waveguide


Já estamos habituados a ouvir notícias regulares sobre invações que prometem aumentar a eficiência dos paineis solares, aproximando-nos cada vez mais de um mundo onde - esperemos - se possa viver unicamente à custa das energias renováveis. Infelizmente, são notícias que ano após ano parecem ter pouco ou nenhum impacto na forma como todos nós vivemos em nossas casas, e que em nada invertem a tendência de termos energia cada vez mais cara.

Esta última técnica recorre ao uso de waveguides para maximizar a recolha da luz solar. Baseando-se nas "curiosas" propriedades da matéria, estes concentradores de luz conseguem redireccionar a luz captada para as células solares, sem necessidade dos volumosos espelhos ou sistemas de concentração de luz tradicionais.

No entanto, para ser mais um caso que, pelo menos no futuro próximo, parece ter futuro apenas em aplicações especiais, onde seja necessário maximizar a captura de energia solar e onde se esteja limitado com a quantidade/área de paineis que se possam usar - como no caso de satélites ou coisas semelhantes.

Ainda não é desta que uma revolução solar chega a nossas casas...

1 comentário:

  1. Olá Carlos, hoje vi este «brinquedo» http://www.taurus.es/produtos/produto_geral.php?idProduto=520 à venda em Portugal por €100 e lembrei-me das boas análises que fizeste aos melhores existentes no mercado, que tal uma análise a este 'low cost' já que parece que a crise é para ficar? Fica a sugestão. :D

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails