quinta-feira, 29 de setembro de 2011

G.hn - Uma Rede Universal


A ideia de termos uma casa moderna, onde se torne possível aceder a qualquer conteúdo a partir de qualquer dispositivo, acaba muitas vezes por ser - quando passada para a prática - um autêntico pesadelo. Nem toda a gente tem ligações ethernet em todas as divisões; o WiFi poderá parecer uma solução milagrosa, mas muitas vezes é atormentado por problemas de interferências ou falta de cobertura obrigando a repetidores igualmente causadores de "chatices"; e temos ainda os módulos PowerLine, que prometem usar a rede eléctrica para ligar toda a casa por "rede", mas que nem sempre funcionam como o anunciado.

Haverá fim à vista para todas estas confusões, algo que permita ligações de alta-velocidade por toda a casa sem a necessidade de passar novos cabos ou abrir buracos nas paredes?

Parece que sim, e o seu nome é G.hn.

Este standard quer simplificar as redes domésticas, unificando as comunicações via cabo coaxial, cabo telefónico, e também a rede eléctrica, com velocidades até 1Gbps (que andarão pelos 250-400Mbps quando usado sobre rede eléctrica).

Este sistema torna-se atractivo permitindo usar a infraestrutura que mais se adequar (toda a gente terá uma instalação telefónica em casa, mesmo se hoje em dia muitos nem dão uso à linha fixa de telefone) para poder espalhar a distribuição digital por toda a casa.

Estes adaptadores G.hn permitem também que seja definida a "qualidade do serviço", por exemplo: reservando uma largura de banda suficiente para transmitir vídeo HD da sala para o quarto. O que por um lado será interessante para uma operação sem chatices; mas por outro lado poderá causar dores de cabeça ao utilizador que mais tarde tentar adicionar um novo módulo G.hn noutro local da casa e vir o sua activação ser recusada por toda a "banda" estar já reservada... (Isto será apenas problema no caso de serem os próprios operadores a fazer uma instalação - já que se forem vocês a controlar tudo, terão total controlo sobre tudo.)

Vamos lá ver se este G.hn efectivamente se tornará no "standard" standard... depois do HomePlug que parece continuar a ser uma raridade e desconhecido da maior parte da população.

[via engadget]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails