segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rapaz de 13 Anos Revoluciona Energia Solar


O que é que um miúdo de 13 anos, a sequência Fibonacci, e energia solar têm em comum? À partida poderia pensar-se que nada, mas na verdade trata-se de mais um caso em que bastaria olhar para as soluções encontradas pela Natureza para problemas bem actuais.

Aidan Dwyer estava fascinado pela forma como as árvores crescem os seus ramos, seguindo a sequência de Fibonacci que aparece na Natureza em inúmeros casos, e resolveu aplicar a mesma fórmula à sua árvore solar. Afinal, se as árvores têm milhões de anos de evolução na maximização da captação de luz solar pelas suas folhas, o mesmo deveria aplicar-se igualmente aos painéis solares, certo?

E os resultados foram surpreendentes: a árvore solar foi capaz de gerar mais 20% de energia comparativamente a um painel solar plano. Melhor ainda, nos dias de Dezembro, com menos horas de luz e mais sombrios, a sua solução foi capaz de gerar mais 50%(!) que um painel plano. Valores verdadeiramente revolucionários e que - esperamos - possam ser aplicados a soluções comerciais em breve.

3 comentários:

  1. So para referencia, ontem vi qualquer coisa a falar sobre isto que me deu a entender que as conclusoes tiradas na investigacao do miudo podem nao ter sido as mais correctas.

    De qualquer forma, impressionante :o).

    ResponderEliminar
  2. http://gizmodo.com/5832906/was-our-beloved-13+year+old-solar-power-genius-just-proven-wrong

    ResponderEliminar
  3. Discordo bastante...

    Para a instalação de uma painel solar são feitos estudos para que estejam apontados em um ângulo x que tenha a maior incidência de luz solar durante o dia.

    Como uma árvore com pequenos painéis dispostos, segundo ele, pela sequência de Fibonacci e em diversos ângulos, poderia ter maior eficiência?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails