segunda-feira, 21 de março de 2011

VPhase - Poupador de Electricidade

Não sei até que ponto é que este VPhase será verdadeiramente compensador.
Prometendo poupar até 10% da factura total de electricidade em nossas casas, parece tratar-se simplesmente de um simples "estabilizador de tensão", que regula as variações da voltagem de entrada da rede para que se tenha sempre uma voltagem estabilizada de 220V.

Segundo eles, é essa redução das voltagens de 230-240V para os 220V que permite a poupança dos 10%... mas não sei até que ponto é que isso será assim tão directo.
(Talvez algum dos nossos leitores com conhecimentos técnicos deste tipo de equipamentos possa clarificar.)


O que é certo é que, embora a proposta de termos os todos os nossos equipamentos eléctricos mais protegidos contra as variações da rede, o seu custo de £299 (quase 350€) faz com que o investimento não seja muito atractivo.
Para uma factura mensal de 50€, uma poupança de 10% significaria que só ao fim de 70 meses (quase seis anos) é que o investimento seria recuperado. Provavelmente teriam melhor retorno ao usar esse mesmo dinheiro para substituirem todas as lâmpadas incandescentes que ainda tiverem, por modelos CFL ou LED mais eficientes....


P.S. Relembro também que hoje é o último dia para que se possam habilitar a ganhar um medidor de consumo de tomada, que vos ajudará a encontrar os aparelhos mais gastadores de electricidade do vosso lar.

3 comentários:

  1. Posso dar um exemplo, será mais fácil que explicar teoria...

    Por exemplo numa TV onde seja anunciado pelo fabricante que gasta 100W @ 220V, tem um consumo de
    0,45A, assim se a voltagem for 240V (caso extremo) em vez de estar a gastar 100W fica a gastar 109W.

    Espero ter ajudado na conta do "10%" de poupança

    ResponderEliminar
  2. Atenção à Tensão.
    A Tensão disponibilizada pelos fornecedores cá (normalmente EDP) é de 230V e não de 220V já HÁ MUITOS anos.
    Ainda existe muita confusão e muitos ainda falam em 220V erradamente.
    Por outro lado as contas que indicam não estão "bem" correctas.
    A resistência interna dos equipamentos não é alterada pela variação de tensão. A corrente consumida é que vai variar em função da tensão.
    A "potência" dos equipamentos é sempre a mesma. Podem é ter de consumir mais A para o mesmo débito.

    ResponderEliminar
  3. Perdoem-me a franqueza, mas este produto é uma completa mistificação. Passo a explicar.
    1 - Fui à procura dos docs deste produto e em lado nenhum é referido o rendimento. Também não percebi exactamente como trabalha (electronica de potência ou autotransformador) mas não será possível colocar um equipamento destes qualquer que seja a tecnologia sem perder logo 3 ou 4%. Um rendimento de 96% é de certeza muito optimista.
    2 - Este equipamento tem uma saída nominal de 8A (cerca de 2kW). Se a carga subir entra em by pass. De modo que não façam as contas tomando como referência 10% da vossa factura electrica. Um equipamento deste tipo só estará a alimentar parte das vossas cargas. Se entrar em by pass todas as cargas serão alimentadas pela tensão da rede.
    3 - teoricamente a variação de tensão pode significar alguma poupança. Não concordo exactamente com o que o Kincas disse porque muitas das cargas não são exactamente lineares e é por isso que existe algum potencial de poupança. Mas atenção, em Portugal e na Europa a tensão nominal é de 230V. Se puserem um voltimetro na vossa tomada vão ler... bem, é impossivel dizer, a tensão está sempre a variar. Mas o que é provavel é terem uma valor entre 225 e 235V numa grande cidade e numa zona rural entre 215 e 245 (dependendo da hora do dia e da distância ao transformador).
    4 - Conclusão. Uma aparelho deste tipo provavelmente a unica coisa que vai fazer é gastar energia.Não me parece grande insvestimento

    Nota. No UK a situação é ligeiramente diferente porque a tradição é uma tensão nominal de 240V. o site do fabricante refere que a muitas vezes mede 245V e lá não me parece estranho. Já os 10% de poupança nestas circunstâncias devem ser numas condições muito especiais

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails