terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lâmpadas LED com Substâncias Cancerígenas?

Um estudo revelou que as lâmpadas LED, cada vez mais usadas em casa e na Indústria (automóveis e semáforos, por exemplo) pode ser mais "ecológica" por serem fontes luminosas mais eficientes... mas... por outro lado não são nada ecológicas já os LEDs contêm substâncias perigosas e cangerígenas.

Quanto maior e mais potente a lâmpada, mais compostos perigosos tem; mas mesmo nos pequenos LEDs vermelhos, a quantidade de chumbo que contêm é oito vezes superior à permitida pela lei da Califórnia.

Com compostos como arsénico, chumbo e cobre, há quem defenda que os LEDs deverão ser tratados como resíduos perigosos, e sujeitos a tratamento especial.

Por agora, fica a chamada de atenção, para que não deixem inadvertidamente crianças brincarem com LEDs - e usarem-nos apenas da forma apropriada.

5 comentários:

  1. Não deixa de ser irónico este post um dia depois de um outro a anunciar torneiras e chuveiros iluminados por leds, na qual se considerava útil a própria mudança de cor consoante a temperatura da Água "Ou seja, não só dá um efeito visual agradável, como até se torna útil para evitar surpresas desagradáveis"

    ResponderEliminar
  2. @Ninja
    Hoje em dia está visto que não há nada que não faça mal, de uma forma ou de outra.
    Também as lâmpadas CFL são perigosas, tal como os CRTs o eram, etc.
    Estamos aqui a falar do caso em que os componentes se partem e ficam com os compostos nocivos expostos - o que convém relembrar que não é caso no seu estado "normal" de utilização.

    ResponderEliminar
  3. Olá !!!
    Por favor, tire uma duvida minha, a luz emitida pelo led tambem é cancerigena ? Desculpe a pergunta tola

    ResponderEliminar
  4. Para a luz ser cancerígena, só se estivermos a falar de raios UV (que em todo o caso já não são "luz" no sentido em que não são visíveis).

    Mas não, a luz dos LEDs usados na iluminação é completamente segura. Embora possa ser mais/menos confortável dependendo da sua "temperatura de cor" (os brancos azulados/amarelados/etc.)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela informação Carlos Martins.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails