sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A História das Tomadas

Já vos falei dos diferentes formatos das tomadas eléctricas pelo Mundo (que muitas chatices causam a todos os que passam a vida a viajar), mas hoje venho falar-vos das origens das tomadas.


Embora as tomadas eléctricas sejam agora algo tão banal sobre o qual nem pensamos, há 100 anos atrás as coisas eram bem diferentes.

Quando a electricidade começou a chegar a todas as casas, o seu principal propósito era a iluminação. Aliás, as primeiras distribuidoras tinham até tarifas diferentes, conforme a electricidade fosse para iluminação ou para outros fins.
Como resultado disso - e como era fácil de prever - muitas das pessoas optavam por ligar os seus utensílios eléctricos à ficha das lâmpadas.

Com a necessidade de arranjar uma forma mais segura e prática de ligar e desligar os aparelhos eléctricos que se tornavam cada vez mais comuns, surgiu então em 1904 a primeira tomada - cujo receptáculo se ligava na ficha mais comum (e a única) da época: a das lâmpadas.




Aliás, esta "tradição" manteve-se durante bastante tempo, pois até nos anos 70 eram ainda comuns adaptadores como os que se seguem, que permitiam ligar tomadas às fichas das lâmpadas:


O resto, como se costuma dizer, é História!

Cada país rapidamente se encarregou de criar adaptações e derivações das tomadas, para vários efeitos... e culminando na confusão de tomadas que temos hoje - e acho que até nos podemos dar por contentes, pois podia ser bem pior!


Quanto às questões de voltagens e frequências (110/220V e 50/60Hz) isso é assunto para outro dia! :)

4 comentários:

  1. Boas, gostaria de saber qual será o tipo de tomadas mais seguro... De certo que o tipo de tomadas irá variar com a voltagem da região, certo?

    No outro post acerca das diversas voltagens, não existe uma zona perto do iraque em que a voltagem é cerca de 440-480V?

    ResponderEliminar
  2. Uma vez que o princípio de todas elas é o mesmo: pinos introduzidos em orifícios, não há grandes diferenças mecânicas de "segurança".

    Mas claro, há sempre coisas que se podem fazer... como aquelas tomadas que mostrei "à prova de água"!:)

    Quanto às voltagens... Não tenho conhecimento de nenhuma área onde as voltagens sejam de 400+V (pelo menos para uso público)... Mas, o mundo é um lugar muito grande, e tudo é possível.

    ResponderEliminar
  3. Bom post meu amigo! :o))

    Por acaso vi, recentemente, uma cena destas onde se ligava directamente ah lampada heheh (ja nao sei foi onde vi :o\).

    ResponderEliminar
  4. Acredito que a tomada mais segura atualmente é o novo padrão de tomadas adotado no Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails